Óscar da sustentabilidade

21º Prêmio Crea de Meio Ambiente reconhece práticas que corroboram com o desenvolvimento sustentável

Publicado: 24/11/2023 - Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO.

Na noite desta quinta-feira (23), os holofotes do Troféu Seriema – Prêmio Crea de Meio Ambiente se acenderam para celebrar as boas práticas de desenvolvimento sustentável na 21ª da premiação. O evento, que se tornou referência nacional, destacou projetos notáveis que contribuíram para a preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS CLICANDO AQUI.

Com apresentação da jornalista Suelen Reis, a solenidade foi aberta com os agradecimentos do coordenador da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Crea-GO (Codesu), geólogo Renato de Barros, que agradeceu os envolvidos na organização do evento, salientando a atuação da Coordenadoria de Cerimonial e Eventos, da Assessoria de Sustentábilidade, da Coordenadoria de Publicidade e Imprensa, além da Presidência do Crea-GO e destacou o maior número de inscrições. “Este ano, tivemos quase o dobro de inscrições, em diversos estados do Brasil, e queremos cada vez alcançar mais estados” comemorou o profissional.

A premiação reconheceu o esforço e a dedicação de entidades, instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, profissionais da imprensa e a comunidade acadêmica. Os 21 trabalhos finalistas competiram em sete modalidades distintas, refletindo a diversidade e amplitude de iniciativas em prol do meio ambiente.

Após a fala do coordenador da Codesu, a comissão julgadora, composta por membros de notório saber no tema socioambiental, foi homenageada, assim como a menção honrosa da noite: professora Neiva Guedes. Em seguida, teve início a entrega dos prêmios.

CONFIRA ABAIXO OS PREMIADOS DA NOITE:

Sociedade Sustentável: Rede Energia das Mulheres da Terra - AUTOR (ES): Bruna Bittar Martins (GEPAAF), Lucas Figueiredo Machado (Casa do Cerrado), Karla Emmanuela Ribeiro Hora (EECA/UFG), com a colaboração de Juliana Moreira Rodrigues (Instituto Cooruja), Mauro Pereira dos Santos (Instituto Cooruja) e Amanda Paiva Ohara (iCS).

Imprensa: Sustentabilidade: Desafio de Todos - AUTOR (ES): Renato Rezende (Dir. Geral); Vanuza Nobre (Coordenadora de Comunicação e Imprensa); Maria do Rosário dos Reis (Dir. Meio Ambiente e Sustentabilidade); Celismar da Costa (Coord. Gerência Ambiental); Arthur Rosa Públio (Supervisor Resíduos Sólidos); Priscilla Petrocelli Silva (Superv. Projetos de Educação Ambiental); Cláudio Oliveira Rocha (Coord. Projetos de Educação Ambiental). Documentário desenvolvido pela Attitude Comunicação e produzido por Folha Verde Filmes Ltda.

Biodiversidade: Plantando Cerrado, Colhendo Água - AUTOR (ES): Ernesto Augustus, Eliamara, João Paulo e Meirinalva

Gestão Empresarial para ODS: Uso de Rejeito do Processo de Produção de Concentrado de Cobre e Ouro da Mina Chapada como Remineralizador de Solos Agrícolas - AUTOR (ES): Samuel Meier; Benônimo Ferreira; Guilherme Araújo; Rafael Almeida; Wagner Perdigão; Isabela Cunha

Inovação: Monitoramento do Assoreamento em Reservatórios Utilizando Inteligência Artificial - AUTOR (ES): Marta Pereira da Luz (CREA Nº 10015D-GO) - PUC Goiás e Eletrobras Renato Marques Cabral (CREA Nº 10548D-GO) - Eletrobras Alexandre de Castro Pereira (CREA Nº 8306D-GO) - Eletrobras Maria José Pereira Dantas (DATA SCIENTIST) - PUC Goiás Luciano Ferreira Ribeiro (CREA Nº 1020341912AP-GO) - Eletrobras

Produção Acadêmica: Novo Fertilizante à Base de Biochar de Lodo de Esgoto Enriquecido com Potássio - AUTOR (ES): Jóisman Fachini; Cícero Célio de Figueiredo.

Elementos Naturais: Jardins Filtrantes: uma Experiência no Recife
AUTOR (ES): ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia.

O tema escolhido para a edição de 2023 foi Pessoas Mudam o Mundo, com o objetivo de evidenciar, por meio de trabalhos reais, o poder que as pessoas têm de transformar sonhos em realidade e concretizar ideias.

Ao final da solenidade, o presidente do Crea-GO, eng. civ., agríc. e de seg. trab. Lamartine Moreira, agradeceu a presença de todos e salientou a importância da atuação dos profissionais do Sistema e do envolvimento de toda a sociedade. “Tenho muito orgulho de presidir um Conselho cujos profissionais têm um papel social tão imprescindível, garantindo a segurança da sociedade em seus mais amplos aspectos. Mas, sem o envolvimento de todas as pessoas, as práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente não possíveis. Por isso, essas pessoas que inscreveram seus projetos merecem todo o nosso reconhecimento. Elas nos emocionam e enchem de esperança de um mundo cada vez melhor” finalizou o gestor.

Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO