886ª Sessão Plenária do Crea-GO

Reunião colegiada elegeu o próximo diretor financeiro da Mútua-GO e premiou vencedores do Mérito Acadêmico

Publicado: 27/11/2023 - Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO

Na tarde desta segunda-feira (27), foi realizada a 886ª Sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). Durante a reunião, conselheiros (ou suplentes dos ausentes) votaram para o cargo de diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas - Goiás (Mútua-GO) e foram premiados os vencedores do 1º Prêmio Mérito Acadêmico do Crea-GO.

A reunião teve início com a composição da mesa com integrantes da Comissão Eleitoral Regional de Goiás (CER-GO). O coordenador da CER-GO, conselheiro eng. agro. e seg, trab. Marcelo Emílio abriu o pleito destacando o bom desempenho de Goiás nas Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023, em que houve recorde em número de votantes, assim como elogio à condução das atribuições da CER-GO por parte da Comissão Eleitoral Federal (CEF). Em seguida, os candidatos eng. civ. e tecn. saneamento Bruna Santos e eng. civ. e seg. trab. Idalino Hortêncio fizeram uma breve apresentação, sucedida pela votação dos conselheiros (ou suplentes no caso dos ausentes). Bruna obteve 16 votos e Hortêncio 23, sendo eleito diretor financeiro da Mútua-GO para o triênio 2024-2026.

Em seguida, foi realizada a premiação do 1º ao 5º colocado do 1º Prêmio Crea de Destaque Acadêmico, concurso inédito no Crea-GO organizado pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional Conselho goiano (CEAP-GO), com o objetivo de valorizar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos por estudantes das áreas afetas ao Sistema por meio de premiação e publicação do artigo no repositório do CREA-GO.

“É hoje, né? 27 de novembro é um dia muito importante para o Crea por mais uma concretização de uma ação que estreita os laços entre o nosso Conselho profissional e academia. Isso significa que o Crea acredita na produção científica como importante para a formação de um profissional de excelência, bem como acredita que novas tecnologias nacionais podem otimizar processos, agregar valor aos produtos e valorizar os nossos profissionais do Sistema. Nesse sentido, cabe destacar que um estudante pesquisador será um profissional proativo”, observou o Coordenador da CEAP-GO, Marcus Vinicius Araújo.

“Que alegria estar aqui nesta solenidade do primeiro prêmio do mérito acadêmico do Crea-GO. Em 2022, criamos a CEAP-GO e este prêmio é uma demonstração do reconhecimento que temos, de que a proximidade com a academia é imprescindível. Parabéns a todos os inscritos, aos vencedores e a todos os colaboradores envolvidos nessa ação. Vamos juntos construir um mundo melhor. Meu muito obrigado”, afirmou o presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira.

O 1º ao 10º colocado receberam o Certificado de Destaque Acadêmico e terão seus artigos publicados no repositório do Conselho. O 1º colocado terá o patrocínio para viagem e participação na 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), em Salvador-BA, que será realizada em 2024.

“Agradeço a todos. Agradeço ao meu orientador, professor João Paulo, da Faculdade de Ciências da UFG, ao professor Júlio, meu orientador, e à Lara, que participou desse trabalho também. Esse trabalho foi feito inicialmente como um projeto de iniciação científica que virou um TCC e depois se tornou um artigo”, relatou João Victor Dos Santos ao receber o prêmio de 1º colocado.

Confira abaixo a lista dos cinco primeiros artigos classificados e a lista de classificação completa após a galeria de fotos.

1º - Uso de Material Fresado para Produção de Mistura Asfáltica Reciclada a Frio; AUTOR/ORIENTADOR: João Victor dos Santos Cavalcante, João Paulo Souza Silva, Lara Batista Ferreira de Lima. (Universidade Federal de Goiás)

2º - Estratégias de Inserção do BIM na Graduação em Engenharia Civil: Estudo de Caso na UFG; AUTOR/ORIENTADOR: Átila Gonçalves Barcelos da Silva Duval, Dario Queija de Siqueira. (Universidade Federal de Goiás)

3º - Avaliação da Eficiência de Wetlands Construídas Utilizando Capim Vetiver (Chrysopogon zizanioides) no Tratamento de Efluente Industrial Gerado na Fábrica de Tintas Leinertex; AUTOR/ORIENTADOR: Larissa Boenso Brandão Peixoto, Fernando Ernesto Ucker. (Centro Universitário Araguaia)

4º - Análise da Viabilidade Econômica para Construção de Uma Praça Urbana Contendo Elementos Paisagísticos de Bambu; AUTOR/ORIENTADOR: Laura Rodrigues Bernardes Frazão, Michell Macedo Alves Charlys Roweder, Marcel Willian Reis Sales, Lucas Peres Angelini. (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde)