Exposição Matizes da Terra: O Solo como Morada

A exibição das obras estará aberta ao público de 1º a 15 de dezembro

Publicado: 01/12/2023 - Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO

Foi inaugurada, com apoio do Crea-GO, a exposição Matizes da Terra: O Solo como Morada, no saguão de entrada do Conselho goiano. A mostra, de autoria de professores e estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), está em sua 2ª edição, abordando as nuances do solo que, de forma direta ou indireta, serve como morada para todos os seres vivos do planeta.

"Obrigada pela presença de cada um de vocês aqui. É com imensa alegria que abrimos hoje a segunda exposição do projeto Matizes da Terra. Nesta segunda edição, não posso deixar de mencionar que este é um projeto de muitas mãos, muitos corações e muitas aspirações vindas de dezenas de integrantes, seja na equipe de artistas, na organização ou na monitoria. São várias as áreas do conhecimento envolvidas, como Geografia, Engenharia Civil, Agronomia, Ciências Ambientais, Ecologia, Artes, Arquitetura, entre outras. As questões ambientais que envolvem o solo são complexas e exigem um pensamento especializado, mas que transcenda a disciplinaridade e se fortaleça na multidisciplinaridade, expressadas aqui hoje", vislumbrou Andrelisa Santos, coordenadora do projeto.

O projeto é uma homenagem ao Dia Mundial dos Solos, comemorado em 05 de dezembro, reforçando a importância de sua preservação e cuidado. A exposição possui um conjunto de materiais, como pinturas produzidas com tinta de terra, coleções de perfis didáticos de solos organizados em recipientes de vidro, obras com tinta de terra e bordado sobre tecido, maleta de solos, cerâmica e diversas fotografias dos solos do Brasil.

"Esse prédio (referindo-se ao Crea-GO) foi projetado e idealizado pelo arquiteto Roberto Benitetti, que foi um colaborador do Conselho. Quando ele elaborou esse projeto, esse hall era destinado a esse tipo de utilidade, ou seja, para exposições artísticas e movimentos culturais que buscam justamente fomentar essa conscientização e proximidade com pessoas tão diversas. Esses breves momentos apazíguam nossa alma, na contemplação que nos faz esquecer um pouco dos nossos problemas e focar em um ponto muito sublime, muito positivo que engrandece, nem que seja por alguns momentos, o nosso ser. Então, é nesse sentido que venho imensamente agradecer essa oportunidade, e falar que estamos à disposição para receber novas exposições”, ressaltou a gerente do departamento técnico do Crea-GO, engenheira civil Rosana Brandão, representando o presidente do Crea-GO.

Estiveram presentes na abertura a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (AEAGO), engenheira agrônoma Cristiane Rodrigues, o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás (SENGE), engenheiro eletricista Gerson Tertuliano, e o representante de extensão e cultura da UFG, Francisco Guilherme.

Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO.