Estamos online!

menu

Capacitação da mão de obra na construção civil e industrialização da produção

Reunião define detalhes de programa que proporcionará aulas nos próprios canteiros de obras

Publicado: 18/01/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e Imprensa do Crea-GO




Nesta semana, o conselheiro do Crea-GO e coordenador do Grupo de Industrialização das Obras Verticais da CIC/Fieg, eng. civ. Leonardo Menezes, participou de reunião com representantes do Sesi/Senai Goiás para discutir sobre os programas de capacitação voltadas para o Projeto de Industrialização de Obras Verticais, que inclui a capacitação da mão de obra nos próprios canteiros. A ação tem apoio do Crea-GO e é uma iniciativa do Sistema Fieg e Senai. 

Na primeira reunião de 2024, a ênfase foi nos serviços voltados para a industrialização e construção a seco, como paredes e forros em drywall e as instalações hidrossanitárias e elétricas voltadas para este sistema. Definiu-se que será feito um levantamento diagnóstico das principais demandas, para a elaboração do conteúdo programático. "O Crea-GO dará todo o apoio necessário para esta iniciativa, que tanto contribuirá para a construção civil de modo geral e, consequentemente, para os nossos profissionais" afirmou o presidente do Crea-GO, eng. civ., agríc. e de seg. trab. Lamartine Moreira Junior. A previsão é que o projeto tenha início ainda em 2024. 

CÂMARA DE INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 

O projeto de capacitação da mão de obra nos canteiros de Goiânia foi uma das metas definidas, para 2024, pela  Câmara da Indústria da Construção (CIC), além de temas como a industrialização da cadeia produtiva da construção, combate à informalidade e aumento da oferta de mão de obra qualificada, em reunião organizada em 2023 pela CIC, que é presidida pelo empresário Sarkis Nabi Curi. O encontro teve a presença de representantes do Confea, diretoria do Crea-GO e Mútua. "Trata-se de uma força-tarefa que envolve não só as instituições do Sistema Fieg, por meio do importante trabalho desenvolvido pelo Sesi, Senai e IEL, mas também instituições parceiras como o Crea-GO e a cooperação com o poder público através de projetos com prefeituras e diálogo com o Ministério Público do Trabalho" vislumbrou Curi.

CASE DE SUCESSO


A capacitação da mão de obra no próprio canteiro já foi realizada por algumas incorporadoras goianienses, entre elas a Consciente Construtora, em parceria com o Sesi. No projeto, foram identificados serventes que possuíam comprometimento no trabalho e desejo de se especializarem. Para estes, foram oferecidos, gratuitamente, na própria obra, cursos de armador e carpinteiro. A não necessidade de deslocamento e garantia de empregabilidade logo após o curso se mostraram grandes incentivadores para que os profissionais não só tivessem interesse em iniciar as oficinas, mas se dedicassem ao longo de todo o processo de formação. "É um funcionário que tem a vontade, mas não tem a expertise da função na construção civil. E em função disso a gente adotou uma estratégia de formação das equipes dentro do canteiro, potencializando os talentos, os ajudantes". observou Leonardo Menezes, que também é coordenador de obra do WTC Goiânia.