Evento realizado em parceria Associação dos Engenheiros da Saneago (Ases) abordou o Marco Regulatório
Publicado: 06/02/2024 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e Imprensa do Crea-GOA universalização do saneamento básico em Goiás foi tema de palestra realizada nesta terça-feira (6), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Saneago (Ases). Segundo a superintendente de planejamento de saneamento da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Adriana Pereira, a Saneago está presente em 224 dos 246 municípios goianos e trabalha para conseguir atingir a meta do Marco Regulatório, lei que, entre outros aspectos, trata da distribuição de água potável e tratamento de esgoto em todo o país. “O objetivo é universalizar até 2033”, afirmou.
Desde que o Marco Legal (lei 14.026/2020) foi sancionado, de acordo com Adriana, o Estado e a Saneago têm realizado mudanças estruturais e legais para atender as determinações da nova legislação. “Goiás optou pelo formato de regionalização e foi dividido em 3 microrregiões: Oeste, Leste e Centro”, destaca. Dessa maneira, segundo a superintendente, 74 % da população goiana conta com esgotamento sanitário. Mas reconhece que “ainda há muito por fazer”.
Durante o evento, outros pontos do Marco Legal também foram discutidos. Entre eles, o objetivo de diminuir o número de pessoas que não têm acesso a saneamento básico, como explica o superintendente de gestão de obras da Saneago, eng. Marco Antônio, responsável por ministrar a segunda palestra do encontro. “Investimento em infraestrutura demanda tempo e planejamento. Hoje, com as microrregiões estabelecidas, temos uma missão muito forte que é fazer os investimentos", ressaltou.
Ainda de acordo com Marco, as projeções para a universalização até 2033 são positivas. "Nós estamos no caminho e com as microrregiões precisamos de velocidade", pontuou.
O evento voltado para profissionais do saneamento integra o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento da ASES que visa divulgar e esclarecer aos participantes o novo cenário da prestação de serviços de saneamento no Estado de Goiás.
Marco Legal
A Lei 14.026/2020, estabelece um conjunto de regras e diretrizes para o setor de saneamento no Brasil. Entre as mudanças na legislação, está a expansão dos serviços de água potável e esgotamento sanitário, com o objetivo de alcançar os 100% até 2033. Outro ponto importante foi a regionalização, com a formação de blocos municipais para a prestação dos serviços de saneamento. A partir da legislação, Goiás foi dividido em microrregiões para alcançar maior eficiência na gestão e viabilizar projetos e obras de maior porte.
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO