Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Palestra sobre NBR 6123:2023 reúne profissionais no Crea-GO

Apresentação foi realizada em parceria com o Instituto Monte Pascoal

Publicado: 20/02/2024 - Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO




O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), em parceria com o Instituto Monte Pascoal, realizou nesta terça-feira (21/02), a palestra técnica A nova NBR 6123:2023 - Forças devidas ao Vento em Edificações. Segundo o palestrante, professor e engenheiro civil Byl Farney, a normativa é considerada uma das mais importantes da construção. “Ela é uma norma obrigatória, seja em estrutura metálica, concreto ou madeira.  Faz parte da filosofia de segurança estrutural de projeto”, explica Byl. 

A nova NBR 6123:2023 foi elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e altera a versão de 1988. O texto atualizado apresenta alguns avanços em relação à norma anterior. Entre eles, a abordagem da ação de ventos em pontes.“Textos, tabelas e figuras foram melhorados”, destaca o professor. Ainda de acordo com Byl Farney, outras alterações importantes ganharam destaque. “Ela considera o  desprendimento de vórtices. E isso é fundamental em projetos de edificações, principalmente edifícios altos”. 

Outro ponto apresentado na norma é o destaque para edificações circulares que, na versão atualizada, ganhou espaço. Na palestra, além dessas alterações, o professor abordou também outros critérios estabelecidos na NBR 6123:2023. “Nós tivemos a adição muito importante sobre dinâmica das estruturas, a análise do conforto do usuário da edificação frente a ações dinâmicas, a vibrações na estrutura”, afirma Farney. 

De acordo com a Associação de Engenharia e Consultoria (Abece), a nova norma fixa as condições exigíveis na consideração das forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para efeitos de cálculo de edificações incluindo a estrutura como um todo ou em partes, componentes estruturais e acessórios, como revestimentos e vedações. O texto também amplia o sentido do termo edificações, que passa a abranger edifícios, torres, chaminés, ginásios, pontes e outras obras de engenharia civil.

 

Coordenadoria de Publicidade e Imprensa do Crea-GO.



WhatsApp Image 2024-02-21 at 09.32.00.jpeg