Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Crea-GO faz entrega simbólica de Troféu Seriema ao presidente e vice -presidente da Eletrobrás Furnas 

Empresa financiou projeto vencedor da categoria Inovação

Publicado: 22/02/2024 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e Imprensa




O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), representado pela Assessora de Sustentabilidade da Autarquia, eng. amb. Wanessa Rocha, entregou nesta quinta-feira (22/02) o Troféu Seriema ao presidente da Eletrobrás Furnas Caio Pompeu e  ao vice-presidente da Eletrobrás Furnas Juliano Dantas. A empresa financiou e ofereceu apoio institucional ao projeto  “Monitoramento do Assoreamento em Reservatórios Utilizando Inteligência Artificial”, vencedor do primeiro lugar na categoria Inovação. 

“A categoria Inovação premia os projetos que, com o uso de tecnologia, contribuem para um mundo melhor”, afirmou Wanessa Rocha ao fazer a entrega do Troféu. O presidente da Companhia saudou a premiação e reforçou o compromisso da empresa com o meio ambiente. “A Eletrobrás tem a sustentabilidade como a sua prioridade “, afirmou Caio Pompeu. 

O vice-presidente da Companhia disse que o Troféu é reflexo da missão da empresa. “Aqui, na Eletrobrás, a gente entrega o que a gente acredita e o prêmio representa nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou Juliano Dantas. 

Os autores eng. civ. Marta Pereira da Luz, eng.civ. Renato Marques Cabral, eng.civ. Alexandre de Castro Pereira, data scientist Maria José Pereira Dantas e  eng.civ. Luciano Ferreira Ribeiro desenvolveram o Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), cuja etapa foi desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com apoio financeiro e institucional da Eletrobrás Furnas.

A iniciativa inédita prevê a preservação dos recursos hídricos brasileiros por meio de tecnologia de monitoramento (Machine Learning) com o processamento de grande volume de dados meteorológicos e hidrográficos. Esse levantamento, segundo os autores, previne erros comuns em cálculos para o monitoramento do assoreamento de reservatórios, o que é fundamental para a garantia da sua segurança e eficiência. 

Outro ponto importante do projeto é a personificação do produto para atender as necessidades de monitoramento do Brasil. Até então, iniciativas semelhantes ocorreram em países de primeiro mundo, com características  hidrológicas diferentes das brasileiras. O objeto estudo da proposta vencedora foi realizado nas usinas de Batalha e Itumbiara, administradas pela Eletrobrás, mas pode ser aplicada em qualquer outra região do país. 

Com o volume e a qualidade de dados coletados por meio da Inteligência Artificial, a proposta, segundo os cientistas, contribui para a  melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento econômico do Brasil, uma vez que, atua na manutenção e qualidade da água, da irrigação e da geração de energia elétrica, garantindo a segurança e eficiência dos reservatórios, o que terá um impacto positivo na vida de milhões de brasileiros.

Troféu Seriema
Lançado pelo Crea Goiás em 2001, o Prêmio Crea de Meio Ambiente foi pioneiro no Estado de Goiás no reconhecimento de práticas de toda sociedade, que geraram e geram uma rica reflexão sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil. Desde então, o Troféu Seriema é entregue aos vencedores, reconhecendo o mérito de ações que se destacaram pela excelência de suas contribuições na preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente, na melhoria da qualidade de vida, estimulando a consciência socioambiental para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e sustentável.



WhatsApp Image 2024-02-22 at 16.29.17 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-22 at 16.29.15.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-22 at 16.29.16.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-22 at 16.29.17 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-22 at 16.29.15 (1).jpeg