Crea-GO oferece curso de pilotagem de drones à fiscais da Autarquia

Iniciativa inédita teve como objetivo combater a atuação de leigos

Publicado: 01/03/2024 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e Imprensa

Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) participaram do curso de pilotagem de  drones, oferecido pela Autarquia, durante os dias 26 de fevereiro a 01 de março. A formação é uma iniciativa desta gestão e teve como objetivo capacitar parte da equipe de fiscalização. “É um curso inédito no Crea-Goiás, no qual nós estamos preparando nossos fiscais para o uso desse equipamento. No ano passado, a inovação na fiscalização, com monitoramento por satélite, aumentou em 230% os novos negócios. Agora a gente vai seguir inovando e aprimorando essa mão de obra, vamos ser ainda mais efetivos nas fiscalizações”, afirmou o presidente do Conselho,  eng. civil, agríc e de seg trab. Lamartine Moreira.

As aulas foram ministradas pelo professor Alessandro Manaro Silva, com vasta experiência na área de pilotagem. O curso teórico foi realizado na sede do Crea-GO durante dois dias. Já a parte prática foi realizada, na sede do  Comando Geral da Polícia Militar e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, ambos em Goiânia. Nesses espaços, os alunos tiveram a oportunidade de pilotar as aeronaves modelo Mavic 3 Pro,  adquiridas, nesta gestão,  pelo Crea Goiás, para fortalecer as ações de fiscalização.

Durante as aulas, Alessandro Manaro destacou a  importância de compreender os drones como ferramentas de trabalho e  não como meros brinquedos.Além disso, foram fornecidas orientações detalhadas sobre como solicitar voos no Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Sarpas). No Sarpas, é necessário informar o nome do piloto, qual a aeronave, o nome da operação, o tipo de voo, a data, entre outros. O treinamento também abordou questões específicas para aplicações agrícolas, ressaltando que a participação de um engenheiro agrônomo, agrícola ou florestal é fundamental, sendo necessário obter o Certificado de Autorização de Emprego (CAE).

Outro tema abordado foram os limites mínimo e máximo para voos, enfatizando a importância de operar os drones de forma responsável e em conformidade com as regulamentações vigentes. Dessa forma, o curso ofereceu conhecimentos abrangentes para garantir a segurança e eficácia na utilização dessas tecnologias.

WhatsApp Image 2024-02-27 at 15.59.41.jpeg
WhatsApp Image 2024-03-01 at 15.59.23.jpeg