Evento do Programa Mulher Crea-GO celebra do Dia Internacional da Mulher

Mesa redonda discute o empoderamento feminino por meio do conhecimento

Publicado: 07/03/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e Imprensa do Crea-GO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), por meio do Programa Mulher, realizou, nesta quarta-feira (06), de forma on-line, a mesa redonda Os Desafios das Mulheres nas Engenharias. O encontro foi mediado pela eng. amb. Wanessa Rocha, integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher, e contou com a participação de mulheres profissionais de diferentes áreas das Engenharias.

A proposta do encontro foi reforçar a importância da participação das mulheres no exercício das atividades das Engenharias e incentivar o aprimoramento profissional por meio do compartilhamento da história de várias profissionais que se recusaram a desistir frente às barreiras.

“Somos desafiadas diariamente, quando fui presidente interina no Crea-GO, isso foi muito além de mim e isso foi muito importante para mostrar a mudança na Engenharia”, comemorou Wanessa.

Durante a abertura do encontro, o presidente do Crea-GO, eng. civ., agric. e seg. trab. Lamartine Moreira agradeceu a presença de todas e destacou: “É muito gratificante vê-las aqui! Ver tantas profissionais reunidas para debater e trocar experiências é muito importante. Contem sempre comigo e com o Crea-GO!”.

Ocupando cerca de quase 20% dos cargos na Engenharia, Agronomia e Geociências, segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), no Crea Goiás, mais de 55% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Além disso, ações como o Programa Mulher buscam incentivar a participação feminina nas profissões do Sistema. “Precisamos ultrapassar para o futuro, hoje somos 20%, mas amanhã podemos ser muito mais. Ninguém faz nada sozinha, mas sim em conjunto”, ressaltou a convidada Carmen Lúcia Petraglia, conselheira federal do Confea.

O empoderamento feminino foi outro assunto debatido. por meio do conhecimento esteve sempre presente. As  convidadas narraram suas trajetórias em suas respectivas áreas e como a determinação as ajudou a enfrentar os desafios no caminho. “O meu trabalho esteve sempre no topo, poderiam até se incomodar comigo, mas eu sempre me mostrei com meu trabalho e isso eles tiveram que engolir”, lembrou a palestrante eng. civ. e seg. trab. Rosângela Moreira.

O encontro contou com vários depoimentos e troca de experiência entre as participantes, que narraram  desafios, qualificação, oportunidades e conquistas. Durante a conversa ,a palavra respeito se mostrou muito frequente e emblemática, “Nós ensinamos para os mais novos que não existe essa diferença, o respeito e a competência é que importam”, observou a palestrante eng. agr. Estela Lemes.

Ao final do encontro, foi realizado o sorteio de uma bolsa de estudos em parceria com a EBPÓS. A ganhadora foi contemplada com uma bolsa integral de pós-graduação na Instituição de Ensino.

Estiveram presentes a eng. amb. Leidiane Maria Martins; eng. civ. e seg. do trab. Rosângela Moreira; eng. de agrim. Mayana Rodrigues Vilanova; eng. agro. Estela Silva Lemes e eng. eletric. Jaine de Lima Dutra. “A gente se vê umas nas outras, nas dificuldades que enfrentamos”. finalizou a eng. amb. Leidiane Martins

WhatsApp Image 2024-03-06 at 22.24.05.jpeg