Creas e Confea alinham discurso sobre Nova Lei de Agrotóxicos

Conselheiro do Crea-GO José Reis participou das discussões

Publicado: 08/03/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), representado pelo conselheiro e eng. agro. José Reis, participou de uma reunião com o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese, sobre a nova Lei de Agrotóxicos. O encontro contou também com a participação do coordenador Nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) e atual presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal, eng. agro. Antônio Barreto e os  conselheiros do Confea,  eng. agro. Álvaro Bridi, Cândido Carnaúba, Francisco Lira e Luiz Lucchesi.

Com agenda produtiva, a pauta da reunião teve como tema principal consolidar a discussão sobre o uso do agrotóxico e sua regulamentação. Além de estreitamento institucional entre as demandas das Câmaras Especializadas de Agronomia dos Estados e a presidência do Crea-DF. "O momento é de composição e diálogo para avançar em conjunto”, pontuou Antônio Barreto.

Segundo o conselheiro do Crea-GO, José Reis, o momento é crucial para um posicionamento do Sistema Confea/Crea, uma vez que a nova lei de agrotóxicos, publicada no final do ano de 2023, será regulamentada. “ O Sistema precisa se posicionar e ser protagonista, já que agrotóxico é uma ferramenta de trabalho do profissional da Agronomia e os profissionais precisam ser ouvidos”, destacou Reis.

O presidente do Confea, Vinícius Marchese, concordou com o pleito e afirmou que não faltará atitude do Conselho Federal na defesa da tecnologia e dos profissionais. Ao mesmo tempo, solicitou uma participação ativa da base do sistema, principalmente das Câmaras de Agronomia dos regionais no sentido de pautar e agir na defesa profissional. Também afirmou que não faltará articulação para que os pleitos dos profissionais sejam levados e defendidos nas instâncias respectivas em que os assuntos estiverem sendo gestados, seja no Congresso ou no Executivo Nacional.

Os conselheiros federais presentes na reunião prometeram pautar, defender e acompanhar os pleitos dos profissionais da Agronomia no Confea e contribuir na busca de encaminhamentos e decisões que forem necessárias.

A Lei 14.785, de 2023, Nova Lei de Agrotóxicos, foi aprovada pelo Congresso em novembro do ano passado e sancionada em dezembro pelo presidente da República, com vetos. Caberá ao Congresso manter ou não os vetos presidenciais. Em seguida, cabe ao Poder Executivo Nacional regulamentar a Lei.