Lamartine Moreira
Publicado: 23/03/2024 - Fonte: Diário da ManhãHodiernamente temos sido informados sobre o preocupante número de casos de dengue em nosso Estado. Vivemos uma epidemia da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e, segundo o Ministério da Saúde, mais de 20% dos focos do inseto estão em canteiros de obras, o que é compreensível considerando-se a quantidade de materiais passíveis de acúmulo de água nessas atividades: fossos de elevador, cavidades para piscina, betoneiras, baldes e caixas, entre uma série de peças passíveis de empoçamento.
Cientes do papel de liderança que os engenheiros possuem nos canteiros de obras, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) iniciou uma campanha de informação para estes profissionais, promovendo um movimento de união da categoria, que é extremamente comprometida com a segurança da sociedade pela própria natureza de seu trabalho, para que reforcem, nesse período, as medidas de combate aos criadouros do mosquito em seus locais de trabalho. O movimento teve início com o Dia D, em que foi proposta uma varredura conjunta nos canteiros, e segue forte, com a entrega de cartilhas e cartazes pelos agentes fiscais do Crea-GO.
A campanha, realizada em todo o Estado de Goiás, possui uma abrangência que vai além dos canteiros de obras: ao instruir sua equipe quanto às medidas a serem adotadas no sentido de combater focos do Aedes aegypti, o engenheiro não só contribui para a mitigação do problema nas obras quanto de maneira geral, uma vez que o trabalhador da construção, devidamente informado, também será um agente de combate ao problema em suas casas, nas casas de amigos e demais locais em que frequentam, resultando em uma rede de pessoas conscientes e combativas.É interessante observar como atitudes relativamente simples podem alcançar grandes resultados. A adesão dos profissionais da Engenharia certamente já diminuiu os índices apontados pelo Ministério da Saúde, e demonstram o quanto a união é imprescindível para enfrentarmos os desafios impostos em nossas vidas. É importante que outras categorias da sociedade também se unam cada vez mais a fim de preservarmos a vida e alcançarmos uma realidade cada vez mais harmônica e segura para todos nós.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem