Estamos online!

menu

Crea-GO fiscaliza construção da nova Basílica de Trindade

Fiscais verificaram documentação e construção da obra

Publicado: 07/05/2024 - Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO




A equipe de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás fiscalizou, na manhã desta terça-feira (07/05), a construção da nova Basílica de Trindade, localizada na Região Metropolitana de Goiânia. A obra, que foi iniciada em 2012, será um dos maiores templos religiosos do país e abrigará o maior sino do mundo . “Nós verificamos se tem profissional habilitado, se a empresa responsável pela obra está habilitada. Tudo isso para dar segurança à sociedade”, afirmou o presidente do Crea -GO, engenheiro Lamartine Moreira.

O Santuário tem 450 mil metros quadrados de implantação, com 130 mil metros de área construída, 2 mil vagas de estacionamento e capacidade para 50 mil pessoas no pátio para a missa campal.”A fiscalização mostra que estamos seguindo as normas, os processos e os padrões da Engenharia. Hoje nós tivemos uma contribuição enorme do Crea Goiás porque a gente tem que se atentar às boas práticas e técnicas”, explicou o diretor da VGVIX, empresa responsável pela obra, Durval Gouveia. 

A obra conta com um projeto dividido em blocos que inclui o subsolo, nível térreo, mezanino e a praça em formato circular, onde começa a igreja. “Por sua robustez, o Crea-GO levantou uma grande equipe de fiscalização capacitada para realizar o processo de verificação da documentação e construção da obra, para garantir o máximo de cuidado e celeridade” disse o gerente de Fiscalização do Crea-GO, Jeorge Frances. 

Toda em estrutura de concreto, a Basílica tem 50 metros de pé direito com alvenaria dupla. A cúpula tem 80 metros de altura e 70 metros de diâmetro sustentada por 12 pilares representando os 12 apóstolos. O projeto é construir o Santuário na forma de uma cruz, cercado por espaços de apoio aos romeiros e a parte de comunicação da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). A entrega da obra ainda não tem previsão de conclusão, porém o bloco F (braço esquerdo da cruz), está previsto para o primeiro semestre de 2025.

 

Coordenadoria de Publicidade e Imprensa do Crea-GO.