Estamos online!

menu

Palestra sobre Mobilidade Elétrica aborda instalação correta de carregadores veiculares

Formação alerta sobre a importância de seguir as normas regulamentadoras

Publicado: 19/06/2024 - Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO




A Mobilidade Elétrica foi tema de palestra realizada nesta terça-feira (18/06), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). A formação conduzida pelo engenheiro eletricista Fábio Souza teve como objetivo conscientizar síndicos, moradores de condomínios e a sociedade em geral sobre os cuidados necessários para a instalação de estações de carregamento de veículos elétricos. 

A frota de veículos de Goiás, segundo dados do Detran, é de 4.728.118, já a frota ativa de veículos elétricos, considerando os modelos elétrico, elétrico/ diesel, elétrico/ gasolina, elétrico/etanol e híbrido, é de 9.631 automóveis. A tendência, de acordo com as concessionárias da Capital, é que as vendas dos modelos de energia limpa aumente significativamente nos próximos anos. 

Com esse cenário positivo para os veículos elétricos,  durante a palestra, Fábio Souza fez uma introdução aos carregadores elétricos, apresentou os benefícios dos veículos elétricos, abordou as normas técnicas e regulamentações, o processo de instalação, as medidas de segurança e manutenção desses automóveis. O engenheiro também projetou o  futuro dos carregadores elétricos. 

A aprovação da instalação de carregador elétrico em condomínios precisa de aprovação em assembleia e deve seguir as normas dos Bombeiros contra incêndio.”

“Sim, é necessário instalar os carregadores seguindo as normas de combate a incêndio. O risco de incêndio, embora pequeno se seguidas todas as normas, ainda é relevante. A instalação correta reduz significativamente esse risco e garante a segurança dos moradores e usuários”, explica o palestrante. 

Além disso, instalar o modelo em casa também requer cuidados e a necessidade de um engenheiro eletricista habilitado  para a execução e implantação do projeto. Isso porque a instalação da fonte de energia deve seguir as seguintes normas: NBR 5410, NBR IEC 61851, NBR 15527, ABNT NBR 12976, NBR ISO/IEC 17025.

Com todas as exigências necessárias, o engenheiro palestrante chamou atenção para as principais irregularidades encontradas em carregadores instalados sem a devida orientação. “São diversos fatores, entre eles, instalações sem certificação, ausência de proteção adequada, uso de materiais inadequados e a instalação do equipamento de maneira inadequada”, alerta Fábio.

Palestrante

Fábio Souza é formado pela Faculdade Anhanguera (SP) e pós-graduado em MBA em Gestão de Projetos (IPOG). Atua como consultor especializado em Eficiência Energética, Mobilidade Elétrica e treinamentos de NR 10. É perito judicial cadastrado no TJGO, além de elaborar projetos, laudos técnicos e projetos fotovoltaicos.



7.png
8.png
9.png
10.png