Estamos online!

menu

Presidente do Crea-GO dá boas-vindas a novos profissionais

Solenidade de Ingresso contou com representantes do Ibape, Senge e Sicoob Engecred

Publicado: 01/07/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




A 11ª Solenidade de Ingresso do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) reuniu novos profissionais na sede da Autarquia, no setor Universitário, em Goiânia. O evento é realizado todos os meses como forma de dar boas-vindas aos recém-formados e representa um rito de passagem na vida daqueles que finalizaram a graduação. “Hoje vocês passarão a integrar o Sistema Crea/Confea. A carteira é a prova material que vocês estão habilitados a ingressarem no mercado de trabalho. Com ela vocês atuam na legalidade”, afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira. 

Durante a fala de abertura,  o presidente lembrou do trabalho árduo que o Crea-GO tem desenvolvido para ampliar a fiscalização e combater a ilegalidade profissional. “Não podemos deixar que leigos ocupem nossos espaços”, alertou Lamartine. O engenheiro também  lembrou dos benefícios oferecidos aos engenheiros, agrônomos e geocientistas que integram o Conselho. “Aqueles que integram nosso Sistema são cuidados pelo Crea-GO. Além de desfrutar de uma série de benefícios oferecidos pelo Portal de Parcerias, com descontos em saúde, educação e lazer”, explicou. 

Lamartine Moreira também incentivou os recém-formados a integrarem entidades de classe e agradeceu a presença de representantes do Sindicato dos Engenheiros de Goiás (Senge). “São as entidades que nos trazem pautas importantes para nossas categorias”, ponderou. 

Na solenidade,  o presidente do Instituto Brasileiro de Perícias de Goiás (Ibape-GO), engenheiro Luciano Orlando, apresentou o Instituto, que está presente em 26 unidades da federação. “Na faculdade se fala muito de Engenharia, Agronomia e Geociências, mas pouco ou nada se aborda das perícias como oportunidade de trabalho, e o mercado de perícias é rentável e amplo”, lembrou o engenheiro. Entre as possibilidades, profissionais habilitados na área de perícia podem atuar tanto para o serviço da Justiça quanto na avaliação de bens e imóveis para bancos. 

Os benefícios da Cooperativa Sicoob Engecred foram apresentados pelo  representante da instituição financeira, Lucas Moreira. “Nós oferecemos justiça financeira aos engenheiros, com taxas mais justas, gestão democrática, onde cada cooperado tem a liberdade de poder participar e opinar na assembleia anual”, afirmou Lucas. O Sicoob é um dos parceiros do Crea-GO. “Na cooperativa nós não visamos o lucro do banco, mas o bem em comum dos cooperados”, destacou o representante. 

O Sistema Confea/Crea-GO foi apresentado pelo  assessor institucional do Crea-GO,  engenheiro Roberto Viana.  O assessor lembrou que os Creas em âmbito nacional regulamentam 314 profissões. “Somos os maiores do mundo”, lembrou Roberto. O engenheiro da  Autarquia apresentou pontos importantes das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs),  infrações e penalidades no exercício profissional e tirou dúvidas dos novos profissionais. Outro ponto apresentado por Roberto Viana foi a Universidade Corporativa do Crea (Unicrea). A plataforma apresenta uma série de cursos gratuitos e que podem contribuir para a formação técnica dos recém-habilitados. 

O encontro terminou com a fala da oradora da turma, engenheira Isabela Rodrigues Oliveira. 

Confira todas as fotos AQUI