Crea-GO e Confea participam do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU

Presidente Lamartine Moreira está em Nova York para representar os profissionais do Sistema

Publicado: 15/07/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), engenheiro Lamartine Moreira, está em Nova York, nos Estados Unidos, participando do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, da ONU. O encontro conta com a presença de autoridades e cientistas de todos os continentes para, entre outras metas, revisar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O convite para representar o Centro-Oeste no evento partiu do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). “É imprescindível estarmos presentes nessas discussões e pontuarmos a importância e papel dos nossos profissionais para assegurar o cumprimento das metas dos ODSs” afirmou o presidente.

O Fórum Político de Alto Nível reúne ministros, ativistas e membros da sociedade civil  organizada. A iniciativa  reforça as metas globais da Agenda 2030, que conta com 17 objetivos. Desse total, cinco  estão sendo discutidos em Nova York. Na pauta, em primeiro lugar, a erradicação da pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares (objetivo 1); Na sequência também estão sendo abordadas a erradicação da fome, o alcance da segurança alimentar, a melhoria da  nutrição e promoção da agricultura sustentável (objetivo 2); A tomada de medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos (objetivo 13); A promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, também proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis (objetivo 16); Por fim, fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável (objetivo 17).

Segundo a ONU, os ODSs são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O Crea-GO e o Confea são Autarquias que representam 334 profissões que atuam diretamente na promoção desses objetivos. Entre esses profissionais, estão engenheiros civis, ambientais, florestais, sanitaristas, agrônomos e geocientistas. “Nós contribuímos com a produção e a qualidade dos alimentos, com planejamento e o desenvolvimento de práticas de desenvolvimento sustentável e uma série de outras iniciativas que contribuem diretamente as metas dos ODSs. Queremos que nossos profissionais acompanhem as discussões e apliquem, na prática, as metas da Agenda 2030”, refletiu Lamartine Moreira.

O Fórum termina no próximo dia 18. O presidente do Crea-GO retorna a Goiânia na próxima sexta-feira (19/06).

WhatsApp Image 2024-07-15 at 15.04.40.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-15 at 15.04.39 (1).jpeg