Estamos online!

menu

Crea-GO entrega carteira profissional durante Solenidade de Ingresso

Evento ocorreu na sede do Conselho, em Goiânia

Publicado: 22/07/2024 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e Imprensa




O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) realizou mais uma Solenidade de Ingresso, nesta segunda-feira (22/07). O evento marca a entrada de 55  novos profissionais no mercado de trabalho. O presidente da Autarquia, engenheiro Lamartine Moreira, deu as boas-vindas ao grupo e lembrou que a Casa da Engenharia é um espaço de todos. “A partir de hoje vocês serão profissionais habilitados e o Crea-GO vai proteger vocês. Temos como prioridade o combate ao exercício profissional para garantir que aqueles que estudaram, que têm conhecimento técnico, que estão legais e registrados tenham seu espaço no mercado de trabalho”, afirmou Lamartine Moreira. 

O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge), engenheiro civil Gerson Tertuliano, também recepcionou os novos profissionais. O Senge foi fundado em 1976 e congrega as profissões de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia. De acordo com Tertuliano, o sindicato atua na negociação coletiva, participa de conselhos públicos, presta assessoria jurídica trabalhista e oferece assistência odontológica. “Também temos o plano de saúde, convênios médicos e odontológicos e realizamos a integração no mercado de trabalho com a divulgação de currículo, somada à capacitação técnica”, elencou o presidente. 

Ainda de acordo com Gerson, o Senge também trabalha em defesa do profissional do Sistema. “Quero lembrar que a partir de hoje, tudo que vocês fizerem tem que ter ART. Isso protege vocês e garante que seu trabalho tenha qualidade técnica”, explicou Gerson Tertuliano. 

O Sistema Confea/Crea regulamenta 314 profissões, sendo considerado o maior sistema do mundo quando o tema é diversidade. Segundo o assessor institucional do Conselho,  eng. civ. Roberto Viana, estar legalmente habilitado é o que permite ao graduado o  exercício profissional. 

Durante o evento, o assessor institucional apresentou as atribuições do Crea-GO e dos novos profissionais ao integrarem o Sistema. Em pauta, o engenheiro abordou a importância das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para certificar a qualidade e a segurança do trabalho, também para a composição do Acervo Técnico profissional. Roberto Viana falou também sobre infrações éticas, penalidades no exercício profissional, placas de obra, além de tirar dúvidas sobre as personalidades jurídicas permitidas para profissionais que desejam ter o próprio negócio.

Para os novos profissionais, o Crea-GO oferece o programa Jovem Engenheiro. Participar dele independe da idade do novo trabalhador habilitado, mas do tempo de Registro Profissional. A iniciativa realiza reuniões virtuais com os novos membros, também divulga palestras e cursos de formação técnica. Outro benefício para fomentar o conhecimento dos profissionais que integram o Sistema, o Conselho também disponibiliza, de forma gratuita, a Universidade Corporativa (Unicrea). A plataforma conta com diversos cursos on-line divididos em trilhas do saber. 

O encontro terminou com a fala da oradora da turma, eng. civ. Ilza Garcia dos Santos. A nova profissional habilitada lembrou as dificuldades trilhadas durante a graduação e reconheceu a importância do registro no Crea-GO como a porta de entrada para o mercado de trabalho. “Hoje, ao recebermos nossa carteira do Crea, reafirmamos nosso compromisso como profissionais da engenharia e agronomia. Esta conquista não é apenas pessoal; é um marco do papel vital que desempenhamos na sociedade”, afirmou a engenheira.

Portal de Parcerias 
O Programa de Parcerias do Crea-GO contou com a apresentação da Cooperativa Sicoob Engecred. A empresa financeira oferece uma série de benefícios aos profissionais do Conselho. Para ampliar a divulgação da parceria, na Solenidade de Ingresso foram sorteados brindes aos novos profissionais. 

O  representante da Cooperativa Sicoob Engecred, João Victor Naves, apresentou o funcionamento da  empresa de capital coletivo que, no ano passado, alcançou resultado operacional de R$76,1 milhões. “O Sicoob Engecred oferece  muitos benefícios.  A partir do momento que você se torna um cooperado, se torna um sócio”, explicou João Victor.

 

Confira as fotos clicando AQUI