Mesa redonda on-line reuniu novos profissionais
Publicado: 26/07/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaAs perspectivas do mercado de trabalho das Engenharias foram tema de uma mesa redonda on-line promovida pelo Programa Jovem Engenheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), nesta quinta-feira (25/07). O encontro foi apresentado e mediado pela engenheira eletricista e coordenadora de Oportunidades do Programa Jovem Engenheiro, Maria Luiza Nacife. “Os profissionais, independente da área de formação, precisam se atualizar sobre as novas tecnologias pois tem sido cada vez mais comum o mercado exigir tais habilidades e competências. Um exemplo é a Inteligência Artificial (IA)”, afirmou Nacife.
Segundo o assessor institucional do Crea-GO responsável pelo Programa Jovem Engenheiro, Roberto Viana, todo o evento foi organizado pelos novos profissionais. “É comum não haver espaço para os jovens serem os protagonistas. Via de regra, é necessário um tempo significativo no mercado para que o profissional seja considerado alguém que esteja apto para compartilhar experiências e oferecer orientações. O ponto todo é que aquele que vive a realidade é o mais apto a compartilhar. Além disso, é importante reforçar que o jovem fala a linguagem do jovem, pois vive em uma realidade semelhante àquele que o assiste. Foi muito significativo vermos a Engenheira Eletricista Maria Luiza Nacife de Sá brilhando ontem como palestrante. O Programa Jovem Engenheiro do Crea-GO foi pensado e desenvolvido por jovens, para jovens e temos muito orgulho disso”, explicou Viana.
Entre os temas abordados, a mesa redonda debateu o panorama do mercado profissional das Engenharias e soft skills, que é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas. Em relação às oportunidades de atuação em Goiás, o grupo debateu a eficiência energética, drenagem, BIM, análise de dados, transformação digital, IoT e agricultura de precisão, industrialização da construção, gestão de resíduos, mobilidade urbana, entre outras pautas.
A coordenadora do Programa Jovem Engenheiro, Gabriela Mota, avaliou o evento como positivo. “Encontros como esse são importantes para que os jovens profissionais possam atualizar os seus conhecimentos sobre as expectativas de mercado e as últimas tendências e tecnologias, permitindo que os recém-ingressos conheçam profissionais da área, ampliem suas conexões e criem novos relacionamentos que podem ser valiosos para futuras parcerias”, avaliou Gabriela.
A engenheira de minas, voluntária do Programa Jovem Engenheiro, Adriane Prudencio, participou do evento e considerou importante o fortalecimento do network proporcionado com o encontro. “Esses eventos são essenciais para o aprimoramento de habilidades para além do conhecimento técnico, como comunicação e liderança. Por último, mas não menos importante, eles fornecem inspiração e motivação ao mostrar exemplos positivos de outros engenheiros, incentivando os participantes a buscar a excelência em suas próprias carreiras”, relatou Adriane.
Jovem Profissional do Crea-GO
O Programa Jovem Profissional do Crea-GO tem o propósito de implementar, em âmbito estadual, ações direcionadas aos profissionais recém-ingressos das áreas abrangidas pelo sistema Confea/Crea/Mútua. A iniciativa também presta atendimento aos novos profissionais com orientações sobre o ingresso ao mercado de trabalho, além de fomentar a participação dos mesmos nas atividades do Sistema e nas entidades de classe.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem