Estamos online!

menu

Conselheiros do Crea-GO participam da 895ª Reunião Plenária

Reuniões das Câmaras Especializadas marcam retomada das atividades do segundo semestre de 2024

Publicado: 05/08/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




O segundo semestre de 2024 começou movimentado para os conselheiros do Crea-GO.  Nesta segunda-feira (05), foram realizadas reuniões de Câmaras Especializadas e a 895ª Reunião Plenária. Em função de viagem do presidente do Conselho goiano, engenheiro Lamartine Moreira, para representar o Regional goiano no Rio de Janeiro, a reunião foi conduzida pela 1ª diretora administrativa, engenheira Juliana Matos. 

Um dos temas apresentados durante a reunião desta segunda-feira foi a aprovação do regimento interno do Crea-GO pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), realizada durante a Plenária nº 1.681 da Autarquia Federal, no último dia 25 de julho. 

No encontro, os conselheiros aprovaram as atas das reuniões plenárias 891ª e 892ª e a alteração de data da reunião da Câmara Especializada de Geologia, Minas e Engenharia Química para o próximo dia 21 de agosto. Outra deliberação aprovada em plenário foi a composição de uma nova Comissão do Crea-GO para catalogar os livros disponíveis para doação. 

Durante a sessão solene, a engenheira civil Tânia Maria de Oliveira Serra Hortêncio tomou posse como conselheira suplente, indicada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge). 

Câmaras 

Nesta manhã foram retomados os trabalhos das Câmaras Especializadas do Crea-GO. Ao todo, foram três encontros, sendo um deles on-line e os demais presenciais, realizados nas salas de reuniões da Autarquia. 

Por meio de plataforma on-line, a Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura (CEECA) realizou reunião virtual. Em pauta, além da admissão de processos para o encaminhamento à Comissão de Ética, os pares também  apreciaram a planilha com  ARTs que estão em diligência por indícios de exorbitância profissional e a proposta para escolha de serviços para fiscalizar a atividade conforme a Decisão Normativa nº 111/ 2017 do Confea, referente ao trabalho a ser desenvolvido pelo novo analista de Fiscalização do Crea-GO, aprovado no último concurso. 

A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE), por sua vez, promoveu reunião presencial. Durante o encontro, o grupo avaliou processos de cadastramento de cursos, expedição de carteira e a proposta para definção de serviços a serem fiscalizados pelo Conselho, conforme a Decisão Normativa nº 111/ 2017 do Confea, pelo novo analista do Crea-GO, aprovado no último concurso,  que atuará como fiscal de engenharia elétrica. 

Por fim, a Câmara Especializada de Agronomia (CEA) admitiu o encaminhamento de processo para a Comissão de Ética, avaliou junto com o responsável pela área de Análise e Atribuição profissional do Crea-GO, engenheiro Reginaldo Virgilio da Silva, a proposta para escolha de serviços que deverão ser fiscalizados pelo novo analista do Crea-GO, aprovado no último concurso, que atuará como fiscal de Agronomia, conforme a decisão normativa 111/ 2017 do Confea. 

Além disso, os conselheiros da CEA apreciaram, com a presença da gestora do Departamento Técnico do Crea-GO, engenheira Rosana Melo, a planilha com  ARTs que estão em diligência por indícios de exorbitância profissional. 

Novos analistas de Fiscalização

O Crea-GO contratou 5 analistas para a área de fiscalização da atividade profissional. Durante o período de três meses, eles passaram por estágio de treinamento, onde analisaram 31 processos. Desse total,  foram realizadas fiscalizações da atividade, denúncias e emissão de CAT’s, e identificação de 9 ações de má conduta profissional que ensejaram na abertura de processo ético. Além disso, os novos colaboradores também pediram a reanálise de 10 processos de CAT’s, emitiram 5 ofícios orientativos (um desses culminou na anotação de 144 ART’s da modalidade agronomia), 7 autuações por acobertamento profissional, anulação de 20 ART’s, 2 autuações por exorbitância e realizaram 2 inspeções de acessibilidade. 

O Crea-GO vem investindo na fiscalização da atividade profissional com o intuito de valorizar o profissional. A contratação de 2 agrônomos, 1 engenheiro eletricista, 1 engenheiro civil e 1 engenheiro de minas é mais uma demonstração da importância dessas ações. O combate à atuação de leigos e "canetinha de ouro", que desrespeitam os profissionais legalmente habilitados e comprometidos com sua importância social,  contribui com aqueles que atuam de maneira responsável e ética e a segurança da sociedade,  além de cooperar com o acesso universal das pessoas com deficiência em edificações públicas.

Os analistas, nesse período, fizeram curso de pilotagem e de modelagem com drone, estando assim mais capacitados no desempenho de seus cargos. Também receberam veículo, smartphone, laptop, tablet, trena eletrônica  e EPIs para subsidiar o desempenho de suas atividades.






 



WhatsApp Image 2024-08-05 at 16.16.45 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-05 at 16.16.46.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-05 at 16.16.45.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-05 at 16.16.44 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-05 at 16.16.44 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-05 at 16.16.44.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-05 at 16.16.43 (1).jpeg