Estamos online!

menu

Crea-GO participará da força-tarefa nacional de fiscalização, a pedido do Confea

Medida foi anunciada durante primeiro dia do 14º Seminário de Inspetores

Publicado: 14/08/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e Imprensa




O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) integrará a força-tarefa nacional de fiscalização, a pedido do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O anúncio foi realizado no primeiro dia do 14º Seminário de Inspetores do Crea-GO, que está sendo realizado, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15), no município de Caldas Novas. “Todos os 26 Estados da Federação, além do Distrito Federal, estarão unidos num único projeto. Será uma macro operação”, projetou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira. 

O Crea-GO encabeçará a força-tarefa no Mato Grosso do Sul e atuará em parceria em Brasília e no estado do Tocantins. “Nós, do estado de Goiás, agradecemos à presidência do Confea pela confiança”, afirmou Lamartine Moreira. 

Após a abertura oficial realizada pelo presidente Lamartine, Airton Viana, representante do Confea, falou sobre a importância dos inspetores para todo o Sistema. “O presidente do Confea, Vinicius Marchese,  está trabalhando no  projeto do registro único, sem a necessidade de visto. Essa é uma das muitas melhorias que estão por vir”. 

Em seguida, o assessor Institucional do Crea-GO responsável pelas Inspetorias, engenheiro Vicente Machado, a escolha de cada inspetor tem relação com seu histórico ético e profissional. “O presidente Lamartine Moreira foi muito feliz na escolha dos inspetores e representantes municipais: pessoas ilibadas, com compromisso social e com a atuação profissional”, destacou Vicente. 

O Comitê gestor do Programa Mulher do Crea Goiás também participou do primeiro dia do encontro. A apresentação do grupo ficou a cargo da coordenadora do Programa, engenheira Leidiane Maria e das integrantes e membros da coordenação do Programa, engenheiras Rosângela Moreira, Estela Lemes  e Melissa Boldrin. “Nosso objetivo não é dividir, é somar! Com mais mulheres na engenharia, todos ganhamos. A sociedade ganha!” destacou Rosângela Moreira. 

O  presidente da União dos Engenheiros da Região de Caldas Novas e Rio Quente (Unear), engenheiro  José Francisco Alves apresentou a palestra sobre a “Relação da Inspetoria de Caldas Novas com os Profissionais e com a Sociedade”. Na apresentação, o profissional falou sobre a felicidade de receber o evento no município em que reside, e também sobre a importância das entidades de classe. Ele apresentou a Associação e as principais ações realizadas. “A integração entre Conselho e entidades de classe nunca foi tão boa, e nessa atual gestão temos benefícios como o Edital de Patrocínio, por exemplo”, afirmou José Francisco.

A manhã do primeiro dia de  trabalho também contou com a graciosidade do artista Tom Carvalho. O comediante fez um show motivacional, que animou a manhã dos inspetores. “Nosso intuito foi trazer com leveza e bom humor alguns aspectos da nossa atuação profissional” afirmou Lamartine Moreira. 

Tarde
Após o período de almoço, os inspetores retornaram ao Auditório do Hotel Le Jardin, onde ocorre o evento em Caldas Novas. A primeira palestra da tarde foi conduzida pelo assessor Institucional do Crea-GO, engenheiro Roberto Viana Filho. O profissional apresentou aos inspetores uma síntese dos Programas e Ações em Desenvolvimento na Autarquia e explicou sobre o Programa Jovem Engenheiro. 

“Temos um login geral para que os profissionais que estão começando suas carreiras treinem o preenchimento de ART quantas vezes quiserem. Fazemos palestra em todo o estado e nosso objetivo é deixar os profissionais cada vez mais capacitados”, orientou Roberto Viana. 

Após a palestra de Viana, subiu ao palco o palestrante, apresentador de rádio e TV,  Tiago Mendes.  Com o tema “Oratória sem Medo:  Fale Bem, não Importa a Quem, não Importa Onde”, o comunicador informou aos inspetores algumas técnicas de comunicação que podem contribuir para que os profissionais se comuniquem melhor em público. Iniciativas que podem ajudar na hora de apresentar uma palestra, dar entrevista ou dialogar com as pessoas. “Comunicação não é dom, é treino e capacitação” finalizou.

O seminário seguirá com programação ampla amanhã (15).



WhatsApp Image 2024-08-14 at 17.04.26.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 17.04.25.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 17.04.31.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 17.04.30.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 14.34.13.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 12.10.52.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 17.10.41.jpeg