Crea celebra acordo de cooperação com Prefeitura de Piranhas

Publicado: 18/10/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O prefeito Eric Silveira (C) assina o acordo de cooperação técnica com o Crea-GO acompanhado por Roger Barcellos (E) e Victor Resende (D)

Em 17 de outubro, na sede do Crea-GO, em Goiânia, o prefeito de Piranhas, Eric de Melo Silveira, foi recebido pelo líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização do Conselho, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; e pelo assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende, para assinar o acordo de cooperação nº 29/2019.

Celebrado entre o Conselho e a Prefeitura, o acordo tem foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços da Engenharia, Agronomia e Geociências no município. O documento já havia sido assinado pelo presidente do Crea, Eng. Francisco Almeida.

Com a assinatura do acordo de cooperação técnica, a Prefeitura de Piranhas se responsabiliza, entre outros, a solicitar Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) das obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea iniciados no município; e o Crea, a auxiliar a administração municipal na fiscalização das obras e serviços públicos e privados das Engenharias, da Agronomia e das Geociências.

Por meio do acordo de cooperação assinado, o Crea-GO também disponibiliza à prefeitura acordante acesso ao Livro de Ordem Eletrônico e aos programas “Casa Própria”, “Horta Caseira Sustentável”, “Calçada Acessível”, “Recarga Hídrica”, “Cidades Verdes” e outros projetos gratuitos do Crea. O prefeito Eric Silveira também recebeu cópia do Modelo de Código de Obras desenvolvido pela equipe técnica do Conselho para pequenos municípios.

Segundo o presidente do Conselho, Francisco Almeida, a ideia das parcerias com os municípios é que o Crea auxilie no desenvolvimento sustentável das cidades. “Enquanto órgão representante da Engenharia, o Crea tem compromisso com o desenvolvimento sustentável do Estado e, com o trabalho conjunto com as prefeituras com que firmamos os convênios, estamos promovendo o crescimento ordenado dos municípios goianos”, frisa.

O prefeito Eric de Melo Silveira, por sua vez, agradeceu a equipe do Crea e afirmou que sente muito orgulho de ter pessoas  especiais e  produtivas em um órgão tão importante como o Conselho goiano. “O grau de importância do atrabalho do Crea envolve a questão social. Esses 10 projetos que serão disponibilizados para a comunidade de baixa renda são de suma importância. O município de Piranhas foi beneficiado e a gente agradece muito à presidência,  a toda a diretoria do Crea por confiar em nós e nos deixar levar esse projeto ousado  para a população que certamente nós vamos olhar com muito carinho”.

A Horta Caseira Sustentável é outro projeto que o município de Piranhas  está levando e que a administração está bastante otimista com a sua implantação imediata. “A gente vai implantar agora de imediato com apoio de um agrônomo  que foi disponibilizado para  fazer um projeto piloto em uma escola municipal e depois reaplicaremos aos demais órgãos”. A ideia é que o programa atenda todas as escolas e para os departamentos públicos.