Lista dos municípios que agora contam com representantes foi aprovada pelo Plenário da Casa
Publicado: 09/09/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) conta com 50 novos inspetores especiais, que serão denominados representantes municipais do Crea-GO. A lista dos municípios selecionados foi aprovada pelo plenário da Casa. Com a iniciativa, a Autarquia passa a ter representantes em todas as regiões do estado. A meta, segundo o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira, é chegar a 150 cidades goianas até 2025. “A interiorização do Conselho é uma marca da nossa gestão. Queremos alcançar o maior número de profissionais e estar presentes no dia a dia dos cidadãos goianos, apoiando e orientando no que for necessário”, explicou.
Segundo o assessor institucional de Apoio às Inspetorias do Crea-GO, Vicente Machado, um dos fatores que motivou o processo de interiorização foi o crescimento do número de engenheiros, agrônomos e geocientistas nas cidades goianas. “Até 2017 tínhamos mais profissionais na Capital e menos no interior. Hoje houve uma inversão, nós temos muito mais profissionais no interior do que na Capital", afirma Vicente.
A nomeação dos Representantes Municipais do Crea está amparada pelo Regimento Interno, homologado recentemente pelo Confea, e foi aprovada pela Diretoria e pelo Plenário do Conselho. O objetivo é levar o Crea a todos os recantos do Estado, onde os profissionais necessitam de um atendimento mais próximo e personalizado.
Os 50 municípios foram selecionados a partir do número de registro profissional no Sistema. Dessa maneira, foram ranqueadas as cidades com mais de 20 profissionais. A partir dessa seleção inicial, de acordo com Vicente Machado, os representantes foram escolhidos por conduta moral e profissional. “Para definir os inspetores especiais nós solicitamos Certidões Cível e Criminal, verificamos a existência de denúncia na Comissão de Ética, se havia algum processo contra essa pessoa e se estava em dia nas obrigações com o Conselho”, explicou o assessor institucional.
Além de aproximar o Crea-GO dos profissionais que atuam no interior do estado, oferecendo amparo e capacitação, a interiorização da Autarquia tem como objetivo incentivar que os inspetores especiais integrem os conselhos municipais das cidades em que residem, como meio ambiente, planejamento, infraestrutura e agricultura. Com isso, os novos representantes do Conselho poderão contribuir com a gestão pública e com a sociedade.
Lista dos 50 municípios com Inspetorias Especiais:
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem