Estamos online!

menu

IA na operação e manutenção de Condomínios é tema de palestra no Crea-GO

Evento foi acompanhado por profissionais, síndicos e condôminos

Publicado: 12/09/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




A aplicação da Inteligência Artificial (IA) na Operação e na Manutenção de Condomínios foi tema da palestra promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), em parceria com a Hidrante Engenharia e apoio do Secovi. O evento, realizado na noite desta quarta-feira (11/09), reuniu profissionais, síndicos e condôminos no auditório da Autarquia, em Goiânia. 

A palestra foi  conduzida pelo engenheiro eletricista Carlos Eduardo. O profissional atua há mais de dez anos no setor de energia elétrica, com experiência em automação, gestão de projetos e gestão da manutenção, atuando em atividades técnicas, gerenciais e estratégicas.

"Acredito que a IA será o meio que ajudará a Engenharia a ocupar o seu espaço definitivamente na operação e na manutenção de condomínios. Os gestores de condomínios terão a possibilidade de ter a operação e a manutenção dos condomínios supervisionadas por vários robôs especialistas, remotamente supervisionados por um grupo de engenheiros. Isso proporcionará segurança, análises padronizadas, economia e alta performance", afirmou Carlos Eduardo.

O palestrante abordou soluções inovadoras de monitoramento em tempo real e diagnóstico remoto de anomalias em paineis de comando de bombas de recalque e no controle do nível de água em reservatórios. Além disso, Carlos Eduardo também explicou sobre como a aplicação da Inteligência Artificial pode otimizar a operação e a manutenção de sistemas em condomínios, proporcionando maior eficiência, segurança, redução de custos e de transtornos para os usuários dos sistemas.  

"A IA monitora de forma contínua um determinado sistema e idêntica padrões de comportamento que indicam o desgaste ou falha iminente de equipamentos. Sensores instalados em sistemas críticos, como bombas de recalque, elevadores e painéis elétricos", exemplifica o engenheiro.

Ainda segundo Carlos Eduardo,  a IA pode identificar sobrecarga, desarme de disjuntor, validar alternância entre as bombas, a existência de bloqueio e ou alertas presente no grupo gerador. Tudo isso em tempo real. "A Inteligência Artificial também auxilia na automação de tarefas, na segurança e no monitoramento inteligente", conclui. 

 



WhatsApp Image 2024-09-12 at 10.14.54 (1).jpeg