Campanha adequa verificação em áreas que sofreram prejuízos em virtude dos incêndios
Publicado: 19/09/2024 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e Imprensa do Crea-GOEm virtude das queimadas que assolam o Estado de Goiás, durante 60 dias, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) executará o Programa de Apoio ao Produtor Rural, que incluirá a adaptação da fiscalização e campanhas de conscientização. “Anteriormente, já havíamos intensificado nossa fiscalização. Agora, sabemos que os produtores estão sofrendo perdas e que é um momento de união e comprometimento de todos para superarmos este grave problema. Por isso, áreas rurais em todo o estado, que estão sofrendo ou sofreram queimadas, terão 60 dias para se recuperarem e adequarem” afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira.
A presença do profissional legalmente habilitado é obrigatória nas plantações. Por isso, o Crea-GO conta com o apoio de seus profissionais para auxiliar pequenos, médios e grandes agricultores e produtores rurais a estabelecerem medidas que diminuam os prejuízos ambientais e econômicos provocados pelas queimadas. Os incêndios retiram do solo elementos químicos importantes como nitrogênio, potássio e fósforo, considerados fundamentais para o desenvolvimento das plantas. Também causam prejuízos irreversíveis a plantações, pastagens, a fauna e flora natural do Cerrado.
Em Goiás, com a destruição das queimadas, muitas culturas foram prejudicadas, causando uma situação de anomalia no cotidiano dos produtores rurais. “O profissional legalmente habilitado é imprescindível para o sucesso de qualquer cultura. Nesse momento eles são as mãos que auxiliam os agricultores goianos a se reerguerem. Com as mudanças no plantio em função das queimadas, precisamos agir de maneira coerente, adaptando nossa fiscalização para que os prejudicados tenham tempo para se reorganizarem”, ponderou o presidente.
A fiscalização do Crea-GO no meio rural é um exemplo de sucesso, sendo, inclusive tema de reportagens de caráter nacional por sua inovação. Em 2023, houve o aumento dos profissionais responsáveis pelas culturas, garantindo a segurança alimentar da população e o impulsionamento da economia.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem