Lamartine Moreira e Vinicius Marchese fizeram a entrega dos registros profissionais
Publicado: 24/09/2024 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e ImprensaO presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Vinicius Marchese, e o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira, realizou a entrega das carteiras de registro profissional aos novos engenheiros, agrônomos e geocientistas do Sistema Confea/Crea e Mútua. Na ocasião, o presidente do Confea também apresentou palestra aos recém-habilitados. “Hoje vamos falar sobre o futuro. Vivemos um momento de crescimento e novas oportunidades. Não vai faltar emprego, porém, precisamos refletir sobre o tipo de profissional que esse mercado espera ter”, refletiu Marchese.
CONFIRA AS FOTOS CLICANDO AQUI!
De acordo com o engenheiro, características como networking, resiliência e responsabilidade são diferenciais que podem contribuir com a entrada no universo profissional. Na palestra, para exemplificar o cenário positivo do mercado de trabalho e as potencialidades dos profissionais que integram o Sistema, Vinicius Marchese citou que dos 10 maiores CEOs do mundo, 6 são engenheiros. “Eles têm a mesma formação técnica de muitos de vocês que aqui estão”, afirmou o líder do Confea. Ainda segundo Marchese, o Sistema Confea/Crea e Mútua tem 1,3 milhão de profissionais e 350 mil empresas. “Utilizem nosso Sistema como ferramenta, espaço de networking, de qualificação, formação e complementação profissional”, afirmou o presidente.
O convite para que o gestor do Confea visitasse o Crea-GO e participasse do evento em Goiânia foi realizado pelo presidente Lamartine Moreira, que tem trabalhado para estreitar os laços entre os Conselhos. “É a primeira vez que o Vinicius Marchese está junto conosco para esse momento tão significativo que é a entrega das carteiras de registro profissional. Estamos felizes com sua presença e esperamos que retorne a Goiás muitas outras vezes”, declarou Lamartine.
Na Solenidade, 64 novos profissionais receberam a carteira de registro profissional e, agora, podem atuar legalmente habilitados. Em seu discurso, Lamartine Moreira deu as boas-vindas aos ingressantes. “A partir de hoje vocês passam de engenheiros formados para profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. Sei que quando começamos na carreira temos muitas dúvidas, medos e incertezas, porém precisamos acreditar que com dedicação, estudo e trabalho conseguimos enfrentar todas as adversidades. A carteira profissional abre um universo de possibilidades de trabalho”, afirmou o presidente.
A conselheira e coordenadora adjunta do Programa Mulher, engenheira Rosângela Moreira, também participou da apresentação de boas-vindas aos novos profissionais. Durante o evento, a engenheira fez uma breve explanação do Programa Mulher e de sua importância para o fortalecimento feminino nas áreas das engenharias, agronomia e geociências. “Estamos de acordo com o ODS 5 da ONU que diz respeito à igualdade de gênero”, orientou a engenheira.
Na explanação, Rosângela Moreira lembrou a importância das Campanhas de Valorização do Crea-GO para que essas mulheres se sintam representadas. “Quando uma menina se vê numa dessas profissões, isso passa a fazer parte do imaginário dela. Com isso, essa menina começa a acreditar que também pode ocupar esses espaços”, refletiu a conselheira.
Responsável pela palestra técnica de boas-vindas, o assessor e chefe de gabinete do Crea-GO, engenheiro Roberto Viana, também conversou com os profissionais recém-habilitados. Na pauta, Viana apresentou a estrutura organizacional do Conselho, o organograma e a legislação que regulamenta o Sistema. “Para quem pretende empreender ou trabalhar em outros municípios goianos, nosso Conselho oferece o BI. A plataforma fornece informações sobre o número de profissionais, áreas de atuação e as regiões do estado de Goiás com maior demanda de determinados serviços nas áreas de engenharias, agronomia e geociências”, orientou o assessor.
Na exposição, Roberto Viana apresentou pontos importantes das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), placas de obra, infrações éticas, penalidades no exercício profissional. O engenheiro também abordou dois Programas importantes do Conselho para estudantes e recém-habilitados.
“Temos o Crea Goiás Jovem, que é o primeiro contato dos futuros profissionais com a Casa da Engenharia. Esse contato ocorre ainda na graduação. Além dele, para aqueles que estão começando a vida profissional, como é o caso de vocês, também temos o Programa Jovem Profissional”, explicou Viana.
Parceiros do Sistema
Os novos profissionais habilitados também puderam conhecer o Programa de Parcerias do Crea-GO, que oferece inúmeras vantagens e descontos em lazer, saúde e educação.
Um dos parceiros do Crea-GO a participar da Solenidade de Ingresso foi a Cooperativa Sicoob Engecred. A Instituição Financeira oferece uma série de benefícios aos profissionais do Conselho. Segundo o representante do Sicoob Engecred, João Victor Naves, o portfólio de produtos oferecidos pela empresa inclui contas, cartões, empréstimos, investimentos, previdência, seguro, consórcio e serviços. “A cooperativa visa pessoas, o banco visa capital. Nós não fazemos distinção de clientes pela renda”, afirmou Naves. O Sicoob tem 4.693 instituições no país.
O encontro terminou com a fala do oradora da turma, engenheira Geovana Castro. No discurso, a nova profissional habilitada lembrou do período de graduação e relatou um pouco da experiência que viveu como membro efetiva do Programa Crea Goiás Jovem. “Foi meu primeiro contato com o Conselho logo no início da faculdade. No Crea Goiás Jovem aprendi a importância da Autarquia para todas as profissões do Sistema. Como é bom retornar nessa casa após certo tempo, agora não mais como estudante e sim, profissional”, afirmou a engenheira. Geovana também deixou uma mensagem de otimismo e esperança aos colegas de profissão. “Nunca esqueçamos que somos capazes e competentes para cumprir com qualidade, profissionalismo e ética o nosso trabalho”, concluiu.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem