Estamos online!

menu

Casa da Engenharia de Morrinhos recebe curso sobre Elaboração de Projeto contra Incêndio em Edificações

Aulas foram ministradas entre os dias 23 e 27 de setembro

Publicado: 30/09/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) realizou, entre os dias 23 e 27 de setembro, na Casa da Engenharia de Morrinhos, o curso sobre Elaboração de Projeto contra Incêndio em Edificações. Considerada uma das áreas mais complexas para aprovação legal, segundo o palestrante, engenheiro Wolney Cardoso, a proteção contra incêndio é regulada por 45 normas técnicas em Goiás. 

“Temos normas técnicas que tratam desde os procedimentos administrativos, da análise de projetos, dos diversos tipos de riscos e ocupações até as medidas e dispositivos de proteção exigidos em cada caso. Além disso, várias outras normas nacionais e internacionais podem ser necessárias para complementação do dimensionamento das instalações de proteção. Os profissionais devem estar atentos às disposições e exigências de todas essas normas”, orientou o palestrante.

Durante o curso, além de conhecer melhor as normas, os profissionais foram orientados  sobre as fases de organização do projeto. “Um bom sistema de proteção contra incêndios começa na fase de elaboração do anteprojeto da edificação, proporcionando a adoção de soluções mais eficientes e mais econômicas.  Infelizmente, esta ainda não é uma prática usual. Outra fonte de dificuldades na elaboração dos projetos é o desconhecimento das normas aplicáveis”, explicou Wolney.

O inspetor de Morrinhos, engenheiro Osnir dos Santos, participou da formação e celebrou o aprendizado conquistado. “Agradeço ao Crea-GO por esse curso, totalmente gratuito, realizado na nossa Casa da Engenharia. Não tenho dúvida de que ele agregou valores pessoais e profissionais em nossas vidas. Faço  votos de que novos cursos sejam realizados em nossa cidade”, afirmou o inspetor. 

A base para a elaboração de um projeto de proteção contra incêndios são as Normas Técnicas – NT’s, editadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), que são de uso obrigatório, por força de Lei Estadual específica. São inúmeras as NBR’s, editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que são referenciadas pelas NT’s, caso a caso. Há, inclusive, a indicação de normas internacionais, como da National Fire Protection Association (NFPA).

Durante o curso, os participantes aprenderam sobre os princípios físico-químicos do fogo, do comportamento, dos métodos e agentes de controle dos incêndios. Também tiveram uma visão panorâmica de todo arcabouço legal e normativo aplicado à proteção contra incêndios no estado de Goiás. De acordo com Wolney Cardoso, os profissionais que participaram do curso também desenvolveram habilidades para classificar os riscos das edificações e identificar as exigências do Corpo de Bombeiros. “Tiveram a oportunidade conhecer e exercitar os princípios básicos de seleção e de dimensionamento dos principais e mais comuns dispositivos e instalações de proteção contra incêndios”, concluiu.

 

 



WhatsApp Image 2024-09-30 at 08.26.25.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-30 at 08.26.24.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-30 at 08.26.23.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-30 at 08.26.22.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-30 at 08.26.21.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-30 at 08.26.20.jpeg