Estamos online!

menu

Vencedora do Prêmio Sebrae é integrante do Programa Mulher do Crea-GO

Cinthia Martins é tecnóloga em Saneamento Ambiental e tem empresa de consultoria

Publicado: 30/09/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e Imprensa




A tecnóloga  em Saneamento Ambiental Cinthia Martins ficou em 2º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. A profissional, que integra o Programa Mulher do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), é proprietária de uma empresa de consultoria. “A premiação é um indicador que estou no caminho certo, de acordo com o propósito da minha vida, valores que escolhi para empresa e etapas empreendedoras que estou pautando para meu negócio”, afirmou a vencedora. 

Tecnóloga em Saneamento Ambiental, mestra em Engenharia do Meio Ambiente, empresária e mãe, Cinthia atua em diversos papeis para equilibrar a jornada diária. Com o prêmio, Martins espera incentivar outras profissionais que integram o Sistema Confea/Crea. “Defendo que outras mulheres participem. Fui mãe pela segunda vez recentemente e acredito muito no nosso papel e nos desafios que precisamos superar pela nossa natureza”, destacou a tecnóloga. 

A empresária soube do prêmio pela rede do Programa Mulher, que divulgou em todas as plataformas digitais dados sobre a premiação, a fim de que o maior número de  profissionais se inscrevessem no processo seletivo. “Decidi me inscrever porque identifiquei aderência com a minha história”. Segundo Cinthia Martins, a inscrição serviu também como um termômetro para avaliar a postura empreendedora e os resultados que ainda almeja conquistar na área de consultoria ambiental. 

“Ao longo da minha jornada empreendedora, enfrentei várias dificuldades. No início, o maior desafio foi equilibrar a gestão da empresa com a vida pessoal, especialmente sendo mãe e buscando flexibilidade”, contou a empresária. 

A maternidade, aliás, foi a chave para a  transição de carreira da profissional. Cinthia atuou por 13 anos, no regime CLT, como gestora ambiental em uma grande empresa de Engenharia. Em 2016, após sentir a necessidade de ter uma rotina mais flexível, motivada pela perspectiva de ter um filho, a tecnóloga decidiu empreender. Nesse período, começou com pequenos projetos de consultoria e treinamentos. A mudança, entretanto, não ocorreu da noite para o dia. Em 2019, quando fundou a Recurso Sustentável, Martins ainda dividia o dia a dia do empreendedorismo com a segurança do CLT. Somente em 2022 é que, de fato, ela passou a se dedicar integralmente ao próprio negócio. Atualmente, divide a gestão da empresa com outras duas sócias, Gabriela Jacarandá e Renata Rodrigues. Dessa maneira, o negócio é 100% administrado por mulheres. 

“Ao longo da minha jornada empreendedora, enfrentei várias dificuldades. No início, o maior desafio foi equilibrar a gestão da empresa com a vida pessoal, especialmente sendo mãe e buscando flexibilidade. Sair do mundo corporativo e assumir os riscos do empreendedorismo também foi uma transição desafiadora, exigindo resiliência e uma mudança de mentalidade”, afirmou Cinthia.

A profissional acredita que o sucesso da empresa está relacionada à construção de  uma rede de confiança pautada em parcerias sólidas. “A captação de clientes e a construção da reputação da Recurso Sustentável demandaram tempo, dedicação e um esforço constante para entregar resultados de excelência”, relembrou a empresária. 

Cinthia divide os resultados do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 com as sócias e com o esposo. “Sem eles nada disso seria possível”, concluiu.