“A Infraestrutura de Transportes no Brasil” é tema de palestra no Crea-GO

Publicado: 22/10/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Eng. Civ. Riumar dos Santos apresenta “A Infraestrutura de Transportes no Brasil”

A Associação dos Engenheiros Civis de Goiás (Abenc-GO), com o apoio do Crea-GO, da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), do Crea-GO Jovem e do Clube de Engenharia de Goiás, realizou no dia 16 de outubro, no auditório do Conselho goiano a palestra “A Infraestrutura de Transportes no Brasil”.

O evento recebeu 85 participantes, entre eles o diretor de Projetos da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Eng. Civ. William Ludovico Filho, representando o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela; e o superintendente de Políticas para Cidades e Infraestrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Magalhães.

Durante a abertura do evento, o diretor financeiro da Mútua-GO, Eng. Civ. Luiz Soares de Queiroz, fez uma breve apresentação sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GOINFRA), Pedro Henrique Ramos Sales; e o vice-presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Ricardo Veiga, que representou o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e o Conselho Consultivo da Abenc-GO, também discursaram.

A aula, ministrada pelo Eng. Civ. Riumar dos Santos, teve como objetivo apresentar um resumo da infraestrutura de transportes no Brasil, comentando os modais de transportes rodoviário, ferroviário, aeroportuário, hidroviário e dutoviário. A apresentação foi técnica, mas explorou as questões econômicas e estratégicas do país e fez uma análise dos transportes de cargas, passageiros, e do contexto mundial da logística e dos negócios no Brasil.

De acordo com o palestrante, a finalidade da apresentação era de expor aos setores da engenharia e dos negócios quais são os modais de transporte que o Brasil conta atualmente em seu território. “Abordei um pouco sobre cada modal, o principal brasileiro é o rodoviário. Também falei sobre as estruturas das rodovias federais e dos estados e o que isso representa para a economia brasileira. Outro tópico que tratei incluiu as ferrovias, hidrovias, aeroportos, portos e dutos chamados de transporte dutoviário”, comentou.

Em sua fala, Riumar dos Santos ainda ressaltou a importância dos modais. “Expliquei um pouco sobre cada assunto para os participantes terem noção da dimensão desses modais que representam tudo para a economia brasileira. Há muito ainda a ser feito. O Brasil é um país novo e possui necessidade de grandes investimentos, com o intuito de adotar padrões de qualidade para que a economia possa fluir com rapidez e com qualidade em todo o território nacional”, finalizou.

Os certificados da palestra estão disponíveis e podem ser acessados no portal “Mais Capacitação”, após login, clicando na aba “Certificados”. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3221-6282 // (62) 3221-6269 // (62) 3221-6251, na Coordenadoria de Cerimonial, Cursos e Eventos.