Programação inclui palestras técnicas e de saúde mental
Publicado: 02/10/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaCom o objetivo de melhorar a prestação de serviços aos profissionais que integram o Sistema Crea/Confea e a sociedade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás iniciou, nesta quarta-feira (02/10), o treinamento para atendentes que trabalham na Sede e nas Casas das Engenharias, localizadas no interior do estado. “O Departamento de Atendimento é, geralmente, o primeiro contato das pessoas com a Autarquia. Por isso, esse encontro anual é tão importante. Porque é nele que alinhamos os padrões de atendimentos, realizamos trocas de experiências e tiramos dúvidas dos colaboradores “, afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira.
Atualmente, o Crea-GO tem 64 colaboradores na prestação de serviços de Atendimento e Teleatendimento. Para participarem do curso, os profissionais foram divididos em duas turmas. A primeira está sendo realizada nesta semana, entre os dias 02 e 03 de outubro, e a segunda será realizada, nos dias 30 e 31. “Dividimos em dois grupos para que todos pudessem participar sem deixar os profissionais e usuários do Sistema desassistidos. Ou seja, enquanto uma parte participa da formação, os demais estão atendendo a sociedade”, explicou Eliane Oliveira Sousa, gestora do departamento.
O treinamento tem programação intensa. Ao longo de dois dias, os atendentes estão apreciando 13 palestras, com abordagens de temáticas técnicas e pautas voltadas para a saúde mental. “É um momento muito especial e importante para nós porque é um evento que ocorre uma vez a cada ano. Além de ser um reencontro, com trocas de experiências, todo o cronograma de atividades foi definido com sugestões dos nossos colaboradores”, explicou Eliane Oliveira.
Na manhã desta quarta-feira, a programação incluiu a abertura de boas-vindas, seguida de uma palestra com a psicóloga do Crea-GO, Fernanda Cruz. A psicóloga abordou como tema as “Ferramentas e Técnicas para a Autorresponsabilidade em Saúde Mental”. No bate papo, Fernanda trabalhou como temática os cuidados do corpo e da mente, a importância de estar atento às emoções, a prática da comunicação assertiva, a necessidade de construir relações saudáveis, equilibrar as diferentes áreas da vida e buscar a ajuda necessária quando os problemas da vida se tornam pesados demais.
“O contexto social/ ambiental influencia na nossa saúde mental, mas é importante lembrar que nossas escolhas e reações frente a esse evento podem intensificar, neutralizar ou transformar essa influência em nossas vidas”, orientou a psicóloga. “Precisamos escolher nossas batalhas”, afirmou Fernanda Cruz.
Na sequência, a segunda palestra da manhã ficou a cargo do palestrante Fabrício Parreira. Com o tema “Orientações sobre Defesas de Notificações/Auto de Infrações, prazos para apresentação de defesas e explanação sobre RMO”, o profissional trabalhou assuntos técnicos que impactam no dia a dia dos colaboradores.
Programação vespertina
O período da tarde começou com apresentação da palestrante e colaboradora do Crea-GO, Sueli Guimarães. Na palestra, a profissional prestou orientações gerais sobre questões administrativas nas Inspetorias. Atualmente, o Departamento de Atendimento conta com 42 colaboradores, entre profissionais e estagiários, nas 28 Casas de Engenharia localizadas no interior do estado. Eles são responsáveis por atender e orientar a sociedade frente à dúvidas da população.
A segunda palestra da tarde abordou como temática o visto em Registro de Pessoa Jurídica e a alteração de dados de Visto em Registro de Pessoa Jurídica. A apresentação foi conduzida pelo colaborador Guilherme Rasmussen.
A agenda do dia terminou com as explicações do palestrante Lucas Alcântara sobre o uso do site do Crea-GO na realização de consultas e decisões do Colegiado, verificação do Calendário de Reuniões e outros. O profissional também orientou os colaboradores sobre os procedimentos básicos dentro da API: Pesquisa ART Web – RAT e SAR Operacionais.
O Departamento de Tecnologia da Informação apresentou melhorias no Sistema CreaNet para o atendimento dos profissionais e a sociedade.
A programação segue nesta quinta-feira (03/10), das 8h às 17h, no Plenário do Crea-GO, em Goiânia.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem