Crea e Ulbra firmam parceria inédita com foco em programa de engenharia pública

De maneira pioneira, o Conselho cede à instituição de ensino 10 projetos residenciais de até 69,99 m² direcionados à população de baixa renda.

Publicado: 22/10/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Jeferson Samuelsson (E) e Francisco Almeida assinam o acordo entre Ulbra e Crea

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e o diretor do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (Ulbra Itumbiara), Jeferson André Samuelsson, assinaram, em 22 de outubro, na sede do Conselho, em Goiânia, o convênio nº 12/2019. O acordo, pioneiro em todo o País, tem foco no compartilhamento, pelo Crea, de 10 projetos residenciais de até 69,99 m², que integram o programa de Engenharia Pública Casa Própria, a serem disponibilizados, pela Ulbra, para população de baixa renda de Itumbiara.

O acordo também prevê a concessão de taxas especiais para o registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para os serviços considerados de rotina elaborados e executados pelos integrantes do quadro técnico do Ulbra, quando relativos à execução de obras de interesse público e/ou social, a exemplo da Lei Federal n° 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

Com a assinatura do acordo, o Crea-GO se compromete a fornecer ao Ulbra todos os projetos elaborados para o programa Casa Própria, completos, contendo as plantas e seus cortes e a relação de material necessário para a construção de cada modelo, por meio eletrônico; fornecer ao Instituto o modelo de placa de obra; e fiscalizar o cumprimento do convênio nº 12/2019 e de seu plano de aplicação.

Já o Ulbra se responsabiliza, entre outros, por cadastrar o beneficiado, proprietário de um único lote, destinado à moradia de sua família, com renda de até três salários-mínimos; disponibilizar profissional, engenheiro civil, para fazer o acompanhamento das edificações; fornecer ao beneficiado uma cópia do modelo a ser edificado, contendo os projetos de arquitetura, elétrico e hidrossanitário e a relação de material a ser utilizada na construção do modelo escolhido.

O Instituto Luterano também deve providenciar o registro da ART de execução do projeto escolhido e do projeto de arquitetura, em nome do beneficiado; fixar na obra, placa de obra, conforme modelo fornecido pelo Crea-GO; além de disponibilizar mensalmente, por meio eletrônico, a relação dos beneficiados pelo programa. A execução dos projetos será realizada pelos acadêmicos da Ulbra, durante a disciplina de estágio, com supervisão de professores.

O diretor do Ulbra, Jeferson André Samuelsson avalia que a parceria, além de pioneira, vai envolver os alunos e professores em atividades junto à comunidade. “Os alunos terão a oportunidade de estar juntos com a sociedade, nos projetos e realização dos sonhos das famílias de terem uma casa adequada, bem estruturada. Acreditamos que seja um projeto que fará com que os alunos possam ajudar na realização do sonho das pessoas envolvidas”, ressalta.

Ainda de acordo com Samuelsson, Crea e Ulbra tem um objetivo comum: a formação de bons profissionais. “A instituição busca, dentro de seus muros, formar profissionais academicamente preparados e capacitados e o Crea, então, é o órgão que vai nos ajudar nessa formação e, depois, trabalhar com os profissionais em si. É um trabalho em conjunto, de parceria entre a instituição de ensino e o Conselho de fiscalização profissional”, finaliza.

Para o presidente Francisco Almeida, a parceria demonstra o interesse do Conselho goiano em participar, como possível, da formação dos futuros profissionais das mais diversas áreas da Engenharia em Goiás. “Quando saem das universidades, os jovens profissionais passam a ser fiscalizados pelo Conselho, então queremos contribuir, como for possível, para que todos tenham uma formação de excelência, que garanta à sociedade profissionais que signifiquem qualidade, segurança, economia e produtividade”, frisa Francisco.

Também participaram da reunião de assinatura do convênio, pelo Crea-GO, o gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Mec. Walter Santana; o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; e o assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende. O Eng. Civ. Johnis Pastori da Silva Júnior, coordenador do curso de Engenharia Civil da Ulbra e inspetor-auxiliar do Crea em Itumbiara, também esteve presente.

ASSINATURA_CONVENIO_ULBRA_02.JPG Em reunião, representantes da instituição de ensino e do Conselho goiano discutem detalhes da parceria
ASSINATURA_CONVENIO_ULBRA_03.JPG Johnis Pastori (E), Francisco Almeida e Jeferson Samuelsson exibem material do programa de Engenharia Pública do Crea-GO, Casa Própria