Estamos online!

menu

Lamartine Moreira media debate sobre Inspeção Predial na 79ª Soea

Presidente conversou com representantes nacionais do Setor da Construção Civil

Publicado: 11/10/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), engenheiro Lamartine Moreira, participou como mediador do debate sobre Inspeção Predial, nesta quinta-feira (10/10), na  79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Salvador. "Precisamos que projetos de lei tornem obrigatória a inspeção predial periódica para a segurança dos usuários", afirmou o presidente ao defender a saúde das edificações. 

As discussões ocorreram no Auditório Cânions do São Francisco e contou com a participação do presidente do Ibape Nacional, Luciano Ventura, do vice–presidente do Ibape Nacional, Tercio Cesar de Queiroz Filho, do diretor da J Cabral Engenharia, Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto, da diretora Técnica do Instituto de Engenharia, Stella Della Flora e do Conselheiro do Ibape, Frederico Correia Lima Coelho. 

Em pauta os profissionais conversaram sobre a Inspeção Predial e seus impactos no prolongamento da vida útil da edificação. O tema conta com leis e normas regulamentadoras. Entre as mais recentes, estão a ABNT NBR 16747 – Inspeção Predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, aprovada em 2020. E a Norma de Inspeção Predial do Ibape, que foi revisada e publicada em outubro de 2021. 

“A Inspeção Predial é multidisciplinar, uma vez que envolve uma série de sistemas e subsistemas, como estrutural, elétrico, hidráulico e de refrigeração”, ponderou Lamartine.  

De acordo com a ABNT e Ibape, Inspeção Predial é o processo de avaliação das condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade da edificação e de seus sistemas e subsistemas construtivos, de forma sistêmica e predominantemente sensorial (na data da vistoria), considerando os requisitos dos usuários. Dessa maneira, o trabalho de levantamento deve observar toda a edificação, com seus diversos sistemas e subsistemas. 

“É como o diagnóstico clínico de saúde  do corpo humano. São feitos vários exames, avaliado todos os sistemas da pessoa, para então, ser emitido um laudo”, explica Lamartine Moreira.  

Reformas em prédios residenciais e comerciais a partir de inspeções prediais periódicas são importantes para o prolongamento da vida útil da edificação. Quando os condôminos ou proprietários adotam medidas preventivas e de manutenção a rede elétrica, hidráulica e estrutural ganha mais tempo de utilização. Isso oferece conforto e segurança aos usuários. 

 



WhatsApp Image 2024-10-10 at 17.42.58.jpeg
WhatsApp Image 2024-10-10 at 16.56.29.jpeg
WhatsApp Image 2024-10-10 at 17.47.19.jpeg
WhatsApp Image 2024-10-10 at 17.17.19.jpeg