16ª Solenidade de Ingresso do ano foi realizada no Centro de Eventos do Crea-GO
Publicado: 15/10/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e ImprensaO sonho de receber o registro profissional se tornou uma realidade para novos profissionais que, nesta terça-feira (15/10), passaram a integrar o Sistema Confea/Crea. O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), engenheiro Lamartine Moreira, deu as boas-vindas aos novos colegas.
“Me lembro quando eu recebi minha carteira profissional. Na época, não tínhamos o privilégio de receber o documento ao lado de outros colegas, num evento, com essa interação e networking que se tem hoje. Esse aqui é um momento muito especial porque além do registro, vocês têm a oportunidade de construir novas parcerias com aqueles que estão aqui, sentados ao seu lado”, afirmou o presidente.
Saudoso, Lamartine Moreira lembrou outros momentos da vida profissional e as dificuldades que encontrou pelo caminho até chegar à presidência do Conselho. “No começo, tive medo de entrar no mercado de trabalho. Meus pais não eram engenheiros e eu não tinha uma referência para trabalhar nesse setor. Em muitos momentos enfrentei dificuldades que me obrigaram a me reinventar. E esse é o meu conselho hoje: sejam resilientes e se reinventem. Isso fará diferença na carreira de cada um de vocês”, orientou.
Durante o discurso inicial, o presidente reforçou o trabalho da atual gestão em ampliar o Programa de Parcerias do Crea-GO. Nesse contexto, o Sicoob Engecred foi um dos parceiros presentes no evento. Representada pelo colaborador João Victor Naves, a instituição financeira apresentou os benefícios oferecidos pela Cooperativa aos profissionais do Sistema Confea/Crea. “A Sicoob Engecred foi fundada no ano de 2000 no Clube de Engenharia. De lá para cá, tem auxiliado muitos profissionais”, explicou o representante.
Esta foi a 16ª Solenidade de Ingresso do Crea-GO de 2024. Todos os meses, novos profissionais recebem o registro profissional da Autarquia e se tornam habilitados para exercer o conhecimento adquirido durante a graduação. Nesta edição, o Programa Mulher foi apresentado pela conselheira e coordenadora adjunta da iniciativa engenheira Rosângela Moreira. “No panorama nacional, as mulheres representam 19,6% dos profissionais. Em Goiás estamos um pouco acima da média, em 22%”, informou a engenheira.
Ao explicar o funcionamento do Programa, Rosângela Moreira afirmou que a inserção das mulheres nas áreas das engenharias, agronomia e geociências tem sido crescente, porém, é preciso ampliar esses índices com mais incentivos. “São profissões historicamente ocupadas por homens. Mudar esse cenário depende de nós. Por isso, é da nossa responsabilidade falar para nossas amigas, vizinhas, filhas, que a engenharia é uma profissão possível”, afirmou a conselheira.
A palestra técnica, com apresentação dos programas e iniciativas da Autarquia, foi realizada pelo o assessor e chefe de gabinete do Crea-GO, engenheiro Roberto Viana. Inicialmente, o profissional apresentou o Banco de Dados do Conselho, o BI. A plataforma contém informações sobre as ARTs registradas no Crea-GO. Essas informações são públicas e podem ser acessadas pelos profissionais.
A Unicrea, universidade corporativa do Crea-GO, também foi apresentada por Viana. A instituição de ensino com funcionamento on-line oferece cursos complementares divididos em trilhas de capacitação. “A plataforma tem cursos de vendas, autodesenvolvimento, comunicação e outras formações que podem contribuir com seu dia a dia profissional”, enumerou Roberto.
Além de apresentar os Programas e plataformas, o assessor do Crea-GO também conversou com os recém-habilitados sobre a Lei que regulamenta a profissão, as atribuições profissionais, a importância da emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), placas de obra, infrações éticas, penalidades no exercício profissional, além de tirar dúvidas sobre as personalidades jurídicas permitidas para profissionais que desejam ter o próprio negócio.
No encontro, o orador da turma, Paulo Mota Júnior, celebrou a conquista do Registro Profissional. “Nossa jornada foi marcada por determinação e coragem. Receber nossa Carteira do Crea -GO é mais que uma formalidade, é um compromisso com a sociedade”.
Após a apresentação da palestra técnica, os novos profissionais acompanharam um momento surpresa. Juciany Patricia, esposa do novo profissional do Sistema Benedito Mariano de Castro Neto quebrou o protocolo da Solenidade e entregou ao companheiro um anel de formatura. Emocionado, o recém-habilitado comemorou a vitória. “É um momento muito significativo porque agora eu posso dizer que sou engenheiro e com a minha profissão ajudar minha família”, disse.
Confira as fotos da Solenidade clicando AQUI.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem