Conselho goiano e prefeituras de Jandaia, Vicentinópolis e Aragoiania firmam acordos de cooperação técnica

Publicado: 22/10/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Neilton Ferreira de Ozeda (E); Milena Pereira Lopes Moura (C), e Francisco Almeida (D) assinam acordo de Cooperação Técnica

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e os prefeitos de Vicentinópolis, Neilton Ferreira de Ozeda; de Jandaia, Milena Pereira Lopes Moura; e Aragoiania, Nauginell Antunes;  assinaram hoje (22/10), na sede do Conselho, em Goiânia, acordos de cooperação técnica. Todos os acordos têm foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços da Engenharia, Agronomia e Geociências no município.

Com as assinaturas dos convênios, as prefeituras de Jandaia, Vicentinópolis e Aragoiania se comprometem, entre outros, a solicitar Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) das obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea iniciados nos municípios; e o Crea, a auxiliar as administrações municipais na fiscalização das obras e serviços públicos e privados das Engenharias e da Agronomia.

Por meio dos acordos de cooperação, o Crea-GO também disponibiliza às prefeituras acesso aos programas “Casa Própria”, “Horta Caseira Sustentável”, “Calçada Acessível” e outros projetos gratuitos do Crea. Os prefeitos também receberam uma cópia do Modelo de Código de Obras desenvolvido pela equipe técnica do Conselho para municípios com até 20 mil habitantes.

O prefeito Neilton Ferreira de Ozeda ressaltou que o programa “Casa Própria”, oferecido no Convênio, vai proporcionar crescimento ordenado na cidade de Vicentinópolis. “É um programa importante, principalmente para as famílias de baixa renda. Vamos fazer com que o acordo funcione, pois o déficit habitacional no nosso município é altíssimo”, destacou.

Para a prefeita Milena Pereira Lopes Moura o termo de cooperação técnica vai ajudar a organizar o crescimento ordenado de Jandaia. “Queremos implantar primeiro o projeto “Casa Própria”, que não terá custo nenhum para a população. A comunidade poderá escolher entre 10 projetos disponíveis com quantitativo de material a ser gasto”, comentou.

O prefeito Nauginell Antunes também considera o acordo de cooperação importante para Aragoiânia. “O município está localizado no entorno de Goiânia e é fundamental que ele cresça de forma ordenada. O Convênio será uma ajuda muito importante nesse processo, tendo em vista que lá residem muitas famílias de baixa renda. Vamos fazer a regularização fundiária e aproveitar a ajuda do Crea para promover um crescimento ordenado”, pontuou.

Segundo o presidente Francisco Almeida, os acordos de cooperação técnica com a Prefeitura de Corumbaíba e com os demais municípios do Estado de Goiás visam proporcionar o desenvolvimento sustentável das cidades. “Disponibilizado acesso a diversos dados e projetos, queremos auxiliar os municípios no desenvolvimento sustentável”, frisou Francisco.

O presidente ressalta que “Com a assinatura dos acordos, nos colocamos à disposição das prefeituras para ajudarmos, como pudermos, na implantação dos projetos e também em outras demandas que possam surgir. Queremos promover o crescimento ordenado das cidades goianas”, ressaltou. Dirigindo-se ao prefeito, Francisco ainda declarou: “Somos parceiros e queremos que Corumbaíba seja considerada uma das melhores cidades para se viver”.

Também participaram da reunião de assinatura o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; e o assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende.

ASSINATURA_CIDADES_2.JPG Milena Pereira Lopes Moura (E), Neilton Ferreira de Ozeda e Nauginell Antunes assistem apresentação sobre o programa “Cidades Verdes”
ASSINATURA_CIDADES_3.JPG Prefeitos e equipe técnica do Crea se reúnem para discutir projetos disponibilizados no Acordo
ASSINATURA_CIDADES_4.JPG Prefeito de Aragoiania, Nauginell Antunes (E) e Presidente do Crea-GO, Francisco Almeida (D) assinam termo