Estamos online!

menu

Pela primeira vez na história, Crea-GO realiza Sessão Plenária e Câmaras no interior do estado

Reunião ocorreu no município de Caldas Novas

Publicado: 22/10/2024 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e Imprensa




O município de Caldas Novas foi palco da 898ª Sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), nesta segunda-feira (21/08). A reunião, conduzida pelo presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira, teve a presença da deputada federal Magda Mofatto (PRD), conselheiros e profissionais da região, que acompanharam a primeira Plenária e Câmaras fora da capital.

“Queremos aproximar o Conselho dos profissionais. Visitar os municípios, conhecer suas realidades, ouvir as demandas tem sido a marca da nossa gestão que, mais uma vez, inova levando o Plenário e Câmaras para fora de Goiânia. Convidamos os profissionais e inspetores da região, que acompanharam as Câmaras relativas às suas modalidades e também a Plenária”, afirmou Lamartine Moreira, que agradeceu a organização do espaço, em um hotel da cidade, pelo conselheiro do Crea-GO engenheiro José Francisco Carvalho e inspetor de Caldas Novas, engenheiro Alexandre Palmerston. 

A deputada federal Magda Mofatto comemorou a ação. “Parabenizo o Crea por esta iniciativa. Em Caldas Novas, temos construções de alta rotatividade, pois são disponibilizadas para aluguel por temporada, e, portanto, demandam responsabilidade e qualidade, e de fato temos profissionais de excelência na engenharia civil local” reconheceu a parlamentar. 

A Plenária foi iniciada com a apresentação, pela DPO do Crea-GO, Erica Aihara, de estratégias que asseguram a proteção de dados. A colaboradora expôs técnicas e condutas para mitigar o vazamento de informações. “Quanto mais informação, mais segurança teremos, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito corporativo” afirmou Aihara, que lembrou que o Conselho goiano segue à risca a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Em seguida, foram votadas propostas da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, datas comemorativas do Sistema Confea/Crea e também processos de auto de infração.

 

Câmaras 

No período da manhã, em Caldas Novas, os conselheiros participaram de reuniões das  Câmaras Especializadas do Crea-GO. Os grupos avaliaram processos de cadastramento de cursos, expedição de carteira e ética. 

A Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura (CEECA) abriu a manhã julgando processos relativos às atividades afins à área. “É muito importante essa movimentação do Crea e que as Plenárias e Câmaras sejam realizadas em outras cidades” abriu o coordenador da Câmara, engenheiro Saulo Almeida. Também houve abertura para a participação dos seis profissionais locais convidados, que fizeram sugestões e perguntas para os conselheiros. 

A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE), por sua vez, definiu o planejamento para a fiscalização da atividade profissional no próximo bimestre, e julgou os processos previstos. Além dos conselheiros, a reunião foi acompanhada por engenheiro eletricista membro da União dos Engenheiros da Região de Caldas Novas e Rio Quente (Unear).”A gente está conseguindo demonstrar que o Crea não é só um Conselho cartorário, mas que está próximo dos profissionais, discutindo assuntos de interesse dos profissionais, tanto da capital tanto do interior” observou o coordenador da CEEE, engenheiro Petersonn Caparrosa.

Por fim, a Câmara Especializada de Agronomia (CEA) aprovou a fiscalização bimestral relativa à armazenagem de grãos, julgou processos e discutiu assuntos pertinentes às categorias profissionais. A reunião também foi acompanhada por engenheiro agrônomo de Caldas Novas. “A Plenária vindo para o interior valoriza ainda mais o profissional e demonstra que todos os lugares precisam dos engenheiros, agrônomos e geocientistas” comemorou o coordenador, engenheiro José Reis. 



WhatsApp Image 2024-10-21 at 16.47.33.jpeg
WhatsApp Image 2024-10-21 at 16.54.16.jpeg
WhatsApp Image 2024-10-21 at 16.47.49.jpeg