Programação inclui palestras técnicas e de saúde mental
Publicado: 30/10/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa
Começou, nesta quarta-feira (30/10), o segundo treinamento de atendentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) que trabalham na Sede e nas Casas da Engenharia, localizadas no interior do estado. O encontro anual tem como objetivo melhorar a prestação de serviços aos profissionais que integram o Sistema Confea/Crea e a sociedade. “O Departamento de Atendimento é a porta de entrada da Autarquia, o primeiro contato da nossa Casa com os profissionais e com a população. Nesse curso queremos alinhar os padrões de atendimentos, realizar trocas de experiências e tirar dúvidas dos colaboradores”, afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira.
O chefe de gabinete do Crea-GO, engenheiro Roberto Viana, deu as boas-vindas aos colaboradores. “Queremos compartilhar com vocês um pouco dos nossos Programas: Crea-GO Jovem, Programa Mulher e Programa Jovem Engenheiro”, lembrou o profissional. Roberto também antecipou, em primeira mão, que haverá o lançamento de novos projetos em 2025. Viana apresentou ainda o funcionamento da Universidade Corporativa (Unicrea), as instituições parceiras da Autarquia e outras informações pertinentes às iniciativas do Conselho.
De acordo com a gestora do Departamento de Atendimento, Eliane Oliveira Sousa, atualmente o Crea-GO tem 64 colaboradores na prestação de serviços de Atendimento e Teleatendimento. Para participarem do curso, os profissionais foram divididos em duas turmas. A primeira foi realizada no início do mês de outubro. Já o segundo treinamento começou nesta quarta e termina nesta quinta-feira (31/10). “Com a divisão dos nossos atendentes, uma parte participa da formação enquanto a outra presta atendimento à sociedade. Dessa maneira, não deixamos os profissionais e usuários do Sistema desassistidos, ou seja, enquanto uma parte participa da formação, os demais estão atendendo a população”, explicou a gestora.
Nesta edição, participaram do treinamento 36 colaboradores do Crea-GO, que prestam atendimento nos municípios de Águas Lindas, Anápolis, Aragarças, Caldas Novas, Campos Belos, Catalão, Ceres, Formosa, Cidade de Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Minaçu, Morrinhos, Pires do Rio, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena, Uruaçu e Goiânia. O treinamento tem programação intensa. Ao longo de dois dias, os atendentes apreciarão 11 palestras, com abordagens de temáticas técnicas e pautas voltadas para a saúde mental.
“Quero dizer que estou muito feliz de vocês estarem aqui. Esse treinamento foi preparado com muito carinho e o tema desta edição é atendimento ao cliente: elevando a qualidade do serviço. Esse aqui é um reencontro”, afirmou Eliane Oliveira durante a mensagem de boas-vindas ao grupo. Ainda de acordo com a gestora, todo o cronograma de atividades foi definido com sugestões dos colaboradores.
O assessor de Apoio às Inspetorias do Crea-GO, Vicente Machado, adiantou que no próximo ano haverá algumas mudanças nas Casas da Engenharia no interior do estado. Isso inclui contratação de mão de obra local para serviços gerais e de jardinagem. O profissional também lembrou os investimentos que o Conselho tem feito para melhorar a qualidade dos atendimentos e oferecer conforto aos profissionais, aos cidadãos e aos colaboradores da Autarquia com as reformas das inspetorias, que estão sendo realizadas desde o último mês de setembro.
A programação desta quarta-feira incluiu a abertura de boas-vindas, seguida de uma palestra com a psicóloga do Crea-GO, Fernanda Cruz. A profissional abordou o tema “Cuidando de Si Mesmo: Ferramentas e Técnicas para a Autorresponsabilidade em Saúde Mental”. No bate papo, Fernanda trabalhou como temática os cuidados do corpo e da mente, a importância de estar atento às emoções, a prática da comunicação assertiva, a necessidade de construir relações saudáveis, equilibrar as diferentes áreas da vida e buscar a ajuda necessária quando os problemas da vida se tornam pesados demais.
“Viver é desafiador. A experiência humana traz desafios para o nosso dia a dia. Lidar com esses desafios e ter qualidade de vida inclui fazer escolhas que façam sentido para a forma pela qual desejamos viver”, orientou a psicóloga. Segundo Fernanda Cruz, a saúde mental passa pela adoção de algumas estratégias funcionais que ajudam a lidar com o estresse e a ansiedade. “Precisamos escolher nossas batalhas”, afirmou a profissional. Além de definir as preocupações e selecionar os problemas pela ordem de importância, de acordo com a profissional, o autoconhecimento, os hábitos saudáveis de alimentação, a prática de exercícios físicos, aliados as relações interpessoais saudáveis e a prevenção de doenças são fatores importantes que contribuem para a saúde mental e emocional. “A consciência do nosso viver é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a viver de forma significativa e equilibrada”, pontuou Fernanda Cruz.
Na sequência, a segunda palestra da manhã ficou a cargo do palestrante Fabrício Parreira. Com o tema “Orientações sobre Defesas de Notificações/Auto de Infrações, prazos para apresentação de defesas e explanação sobre RMO”, o profissional trabalhou assuntos técnicos que impactam no dia a dia dos colaboradores.
Programação vespertina
O período da tarde começou com apresentação da palestrante e colaboradora do Crea-GO, Sueli Guimarães. Na palestra, a profissional prestou orientações gerais sobre questões administrativas nas Inspetorias. Atualmente, o Departamento de Atendimento conta com 42 colaboradores, entre profissionais e estagiários, nas 28 Casas de Engenharias localizadas no interior do estado. Eles são responsáveis por atender e orientar a sociedade frente a dúvidas da população.
A segunda palestra da tarde abordou como temática o visto em Registro de Pessoa Jurídica e a alteração de dados de Visto em Registro de Pessoa Jurídica. A apresentação foi conduzida pelo colaborador Guilherme Rasmussen.
A agenda do dia terminou com as explicações do palestrante Lucas Alcântara sobre o uso do site do Crea-GO na realização de consultas e decisões do Colegiado, verificação do Calendário de Reuniões e outros. O profissional também orientou os colaboradores sobre os procedimentos básicos dentro da API: Pesquisa ART Web – RAT e SAR Operacionais.
O Departamento de Tecnologia da Informação apresentou melhorias no Sistema CreaNet para o atendimento dos profissionais e da sociedade.
A programação segue nesta quinta-feira (31/10), das 8h às 17h, no Plenário do Crea-GO, em Goiânia.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem