Evento realizado no Espaço Dois Ipês contou com a presença de autoridades, profissionais do Sistema Confea/Crea, convidados e vencedores do concurso
Publicado: 07/11/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e ImprensaEm noite de gala, no Espaço Dois Ipês, em Goiânia, o Troféu Seriema completou 22 anos de compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade. A premiação, realizada nesta quinta-feira (07), reuniu autoridades, profissionais do Sistema Confea/Crea, convidados e os vencedores do concurso. Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), engenheiro Lamartine Moreira, a Autarquia investiu e não mediu esforços para realizar mais uma edição do evento.
“É uma alegria enorme celebrar cada um dos projetos de responsabilidade ambiental selecionados no Troféu Seriema. O número recorde de inscrições deste ano reforça que estamos nos trilhos do desenvolvimento sustentável. Que sejamos todos agentes transformadores, mantendo o compromisso com o futuro, com a sociedade e com a natureza”, afirmou o presidente.
Com o tema “Mudanças Climáticas: a Hora de Agir é Agora", o Prêmio Crea de Meio Ambiente – Troféu Seriema 22ª Edição recebeu número recorde de inscrições. Ao todo, foram 213 projetos inscritos nas categorias de Elementos Naturais, Biodiversidade, Sociedade Sustentável, Inovação, Imprensa, Produção Acadêmica e Gestão Empresarial para os ODS.
“A vigésima segunda edição do Troféu Seriema - Prêmio Crea de Meio Ambiente representa a dedicação, a luta incessante por um mundo mais sustentável e a esperança de um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou Antônio Carlos Nonato, coordenador da Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Crea-GO (Codesu).
Em seu discurso, Nonato falou de esperança e do compromisso desta geração com a preservação do meio ambiente. “Este prêmio não é apenas um reconhecimento do que já foi feito, é um lembrete do que ainda precisamos alcançar. Ele simboliza a resiliência de comunidades que lutam bravamente para restaurar o que foi perdido e proteger o que ainda temos. É um tributo a todos os profissionais, cientistas e cidadãos comuns que se levantam todos os dias com um propósito claro: cuidar do nosso planeta”, destacou.
Do Crea- RS, a engenheira Nanci Walter, representando o presidente do Confea, Vinicius Marchese, celebrou o Troféu Seriema e disse ter participado de três edições do Prêmio. “No Rio Grande do Sul, as cheias atingiram 497 municípios. Foram milhares de famílias atingidas. O que aconteceu lá reflete o tempo que deixamos de olhar para o nosso estado e para aquilo que estava à nossa volta. Nós tivemos um intervalo entre uma cheia e outra 83 anos e não demos atenção aos sinais do meio ambiente. O que aprendemos é que precisamos agir, como profissionais, engenheiros temos compromisso com a sustentabilidade e a conservação do nosso planeta. O agir para as questões climáticas é urgente, é agora. Não temos mais tempo. ”, refletiu Nanci.
O Troféu Seriema é um dos maiores prêmios de meio ambiente do país. Por isso, a premiação nacional tem o intuito de reconhecer trabalhos da sociedade que, por meio de ações, impactam na sustentabilidade do planeta e promovem a conscientização ambiental.
A ave Seriema é o símbolo da premiação desde sua primeira edição, em 2001. Encontrada principalmente na Região Central do Brasil, se destaca pela capacidade de adaptação e sobrevivência. O conceito foi traduzido artisticamente e deu forma de traços lisos e harmoniosos à estatueta, que se tornou a identidade do prêmio, considerado o Oscar da sustentabilidade, uma vez que já reconheceu centenas de projetos.
Lista dos vencedores por categoria
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem