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Psicóloga conversa com profissionais do Crea-GO sobre estratégias que auxiliam na Gestão de Pessoas

Participaram de palestra líderes, gestores e administradores do município de Jataí

Publicado: 13/11/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




Um bom clima organizacional promove a saúde do colaborador e aumenta a produtividade. Pontos importantes que devem ser observados por gestores e administradores. De olho nessa pauta e com o objetivo de qualificar cada vez mais profissionais que integram o Sistema Confea/Crea, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) realizou, nesta terça-feira (12/11), na Casa da Engenharia de Jataí, a palestra Estratégias de Gestão de Pessoas para Engenheiros Líderes e Equipes, com a psicóloga Kelen Sabini. 

No evento, a palestrante conversou com os profissionais sobre subsistemas da Gestão de Pessoas, entre eles, a contratação adequada, treinamento, avaliação de desempenho, ações internas para retenção, cargos e salários claros e justos, comunicação interna e cultura de feedback. “A partir de uma pessoa na equipe já é necessário fazer Gestão de Pessoas, portanto, o acesso a ferramentas de gestão não é mais uma escolha e sim uma necessidade do mercado”, afirmou Kelen Sabini.

Se de um lado a Gestão de Pessoas é benéfica e necessária para um bom clima organizacional, a falta dela pode levar a uma série de doenças, tanto físicas como mentais, que podem impactar a saúde dos colaboradores e a produtividade da empresa. Essas enfermidades podem ser classificadas em dois grupos. O primeiro de doenças ocupacionais, como LER, surdez, asma ocupacional, entre outros. O segundo grupo são as doenças relacionadas ao trabalho. Se enquadram nesta categoria a síndrome de burnout, dorsalgia, varizes, transtornos mentais como a depressão, a ansiedade e o estresse pós-traumático. 

Para evitar esse cenário, segundo Kelen Sabini, é necessário que o líder atue como desenvolvedor de pessoas. “Ele precisa se preparar para permitir que seu time se conheça e se fortaleça. Isso só é possível se o líder está alinhado com pessoas. O grande desafio do líder é sair da visão de operação e delegação de tarefas e passar para a posição estratégica de desenvolvimento de competências comportamentais”, orienta a psicóloga.

Ainda de acordo com a profissional, as principais estratégias para uma boa gestão estão calcadas em 6 pilares. São eles: 

  1. Recrutamento e Seleção Adequados
  2. Desenvolvimento e Treinamento Contínuo
  3. Gestão de Desempenho
  4. Clima Organizacional e Cultura de Trabalho
  5. Gestão de Conflitos
  6. Engajamento e Motivação

O trabalho no setor da engenharia conta com muitos desafios. Diariamente, os colaboradores são incentivados a desenvolverem e executarem projetos, também a encontrarem soluções operacionais e gerenciais. Nesse contexto, são necessários planejamento e procedimentos de suporte que ofereçam boas condições de atuação aos profissionais. Por isso, são inúmeros os benefícios da Gestão de Pessoas nas engenharias, uma vez que promove o fortalecimento da cultura organizacional, a promoção de um ambiente mais produtivo,  contribui com a promoção de atividades com menos erros e menos incidência de retrabalho.



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