Evento será compartilhado na íntegra no canal no YouTube do Conselho
Publicado: 13/11/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaA manhã desta quarta-feira (13) foi marcada pela conscientização e prevenção no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás. O Crea-GO promoveu palestra sobre o Novembro Azul, ministrada pelo médico urologista Márcio Gasparini, do Instituto do Rim de Goiânia (IRG). Durante o evento, os colaboradores receberam informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e atitudes que garantam saúde e bem-estar. “No dia a dia corrido nas nossas obras, nos escritórios ou no campo, muitas vezes deixamos nossa saúde em segundo plano. Por isso, o Regional goiano promove o compartilhamento de informações pensando na saúde dos profissionais” afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira.
O médico começou a palestra apresentando os dados estatísticos sobre a saúde masculina. O câncer de próstata é o segundo que mais causa morte entre eles e um em cada sete homens terá a doença ao longo da vida. Além disso, os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres, sendo uma das causas a falta de diagnóstico precoce das doenças. “Os homens possuem o hábito de falar sobre futebol, carros, trabalho, mas não sobre saúde. Culturalmente, se preocupam menos, mas essa realidade está mudando graças à disseminação da informação” comemorou.
Gasparini explicou que, quando há sintomas, o câncer de próstata já se encontra em fase avançada. Por isso, é importante que este seja diagnosticado precocemente, por meio de avaliação periódica realizada pelo urologista. “Se há fator hereditário, como parentes com câncer de próstata, a orientação é que a consulta seja anual a partir dos 45 anos. Se não há predisposição, a partir dos 50” orientou. Durante a consulta, dois exames são os principais a serem realizados: toque retal e PSA (exame de sangue - antígeno prostático específico). “Se diagnosticado, o paciente é encaminhado para os cuidados curativos ou paliativos, nos casos de estágio muito avançado. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura” afirmou.
A palestra foi finalizada com a realização de perguntas e respostas. O evento será compartilhado na íntegra no canal no YouTube do Crea-GO.
Confira as fotos CLICANDO AQUI!
Para assistir a palestra na íntegra, CLIQUE AQUI!
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem