No encontro, conselheiros que encerram o mandato também receberam certificados
Publicado: 10/12/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaNa última Plenária de 2024 (Sessão Ordinária nº 898) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), realizada nesta segunda-feira (09), os conselheiros da Autarquia apreciaram a prestação de contas do terceiro trimestre deste ano, analisaram propostas, realizaram a entrega da 2ª edição do Prêmio Crea-GO de Destaque Acadêmico e dos certificados para os conselheiros que encerrarão o mandato no próximo dia 31 de dezembro. O encontro foi conduzido pelo presidente da Casa, engenheiro Lamartine Moreira. “Encerramos este ano de gestão com muitos resultados positivos”, celebrou.
No fim deste mês, Lamartine Moreira encerra o primeiro ano da gestão de seu segundo mandato, com mais de 75% das propostas cumpridas. “Traçamos metas altas, trabalhamos arduamente e alcançamos resultados acima do esperado. Isso só foi possível com o apoio de profissionais, conselheiros, assessores, gestores e colaboradores da nossa Casa da Engenharia”, refletiu o presidente.
Para 2025, segundo ele, a expectativa é de continuar ampliando ações em benefício daqueles que integram o Sistema Confea/Crea. “Queremos fortalecer ainda mais a confiança da sociedade em nossos profissionais. Queremos que engenheiros, agrônomos e geocientistas sejam ainda mais respeitados e reconhecidos pela ética e a excelência técnica com que exercem suas funções”, projetou Lamartine.
Após abertura da Sessão Plenária, a primeira proposta aprovada foi a prestação de contas do terceiro trimestre de 2024. O balanço foi apresentado pela coordenadora de Planejamento e Qualidade do Crea-GO, engenheira Kristinne Rodrigues.
Na sequência, os parlamentares apreciaram dois processos, incluindo a padronização da redação das atribuições e competências legais para profissionais e cursos vinculados à Câmara Especializada de Engenharia Elétrica.
As "Ações e Conquistas da Comissão de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transporte" foram apresentadas pela coordenadora da Comissão, engenheira Marisa Pignataro, que deixará a coordenação no fim deste ano. A Comissão de Desenvolvimento Sustentável (Codesu) também aproveitou o espaço da Solenidade para apresentar aos conselheiros as ações desenvolvidas no ano de 2024, bem como o Fórum do Crea-GO Jovem que, durante a reunião solene, apresentou os resultados para o ano em exercício.
Com as férias do presidente Lamartine Moreira e de outros pares, foi aprovada em Plenário a composição da Diretoria Provisória, que atuará no período de 01/01/2025 a 27/01/2025.
Como de praxe, além da prestação de contas e apresentação de resultados, a última Sessão Plenária do ano contou com dois momentos solenes: a entrega do Prêmio Destaque Acadêmico e dos certificados para os parlamentares que encerram o mandato no próximo dia 31 de dezembro.
A 2ª edição do Prêmio de Destaque Acadêmico reconheceu os dez melhores trabalhos inscritos. O 1º colocado (tanto o autor do projeto quanto o orientador) ganharam uma viagem para a 80º Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) de 2025, que ocorrerá na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Além disso, os vencedores do 1º ao 5º lugar receberam medalha e Certificado de Destaque Acadêmico. Os alunos classificados entre a 6º e a 10º posição receberam Certificado de Destaque Acadêmico.
A Plenária foi finalizada com a entrega dos Certificados para os conselheiros que estão encerrando o mandato em 2024. Neste ano, o Crea-GO se despediu de 36 conselheiros, sendo 19 titulares e 17 suplentes, que ficaram no cargo nos últimos três anos.
Câmaras Especializadas
Para fechar as atividades do semestre, as Câmaras Especializadas de Engenharia Civil e Agrimensura (CEECA.), Agronomia (CEA) e Engenharia Elétrica (CEEE) realizaram reuniões na manhã desta segunda-feira.
A reunião da Câmara de Agronomia ocorreu no formato presencial. Nela, os pares definiram a atividade de fiscalização do próximo bimestre, que será olericultura urbana. Também apreciaram o relato da última reunião da CCEAGRO. Já as reuniões da CEECA e CEEE ocorreram no formato virtual.
Nelas, os conselheiros realizaram deliberações ordinárias.
As Câmaras Especializadas são a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição. Elas são compostas por conselheiros, que apreciam e decidem os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional. Eles também sugerem medidas para o aperfeiçoamento das atividades relacionadas às áreas afins da Autarquia. O Crea-GO conta com seis Câmaras Especializadas: Civil, Agronomia, Elétrica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Câmara de Geologia, Minas e Química.
Notícias
Valores das Anuidades 2025 Crea-GO terá horários especiais de funcionamento nas últimas semanas do ano Crea-GO e Funape-UFG dialogam sobre parceria Crea-GO e Detran-GO iniciam tratativas para realização de força-tarefa em conjunto Conselheiro representa Crea-GO na última reunião de 2024 do COMMAM-Goiânia