Encontro foi realizado no Centro de Eventos do Crea-GO, nesta terça-feira (17)
Publicado: 17/12/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), engenheiro Lamartine Moreira, realizou a entrega do registro profissional aos novos profissionais que passaram a integrar o Sistema Confea/Crea, nesta terça-feira (17), durante a última Solenidade de Ingresso de 2024. No evento, novos profissionais receberam a Carteira de Registro Profissional e, agora, podem atuar como engenheiros, engenheiros agrônomos e geocientistas.
Em seu discurso, Lamartine Moreira deu as boas-vindas aos recém-graduados, lembrou o trabalho que a Autarquia vem realizando para ampliar os benefícios aos profissionais que integram o Sistema Confea/Crea. “Hoje temos mais de 130 parcerias que oferecem descontos em saúde, educação e lazer”, afirmou o engenheiro.
“Ao conquistar a sua habilitação, vocês não apenas atingiram um marco significativo em suas carreiras, mas também assumiram uma grande responsabilidade, tanto com a sociedade quanto com o desenvolvimento do nosso país”, destacou o presidente ao conversar com os novos habilitados. Lamartine Moreira também afirmou que para ter destaque no mercado de trabalho é preciso realizar serviços com ética e qualidade técnica. “As oportunidades vão aparecendo e, nós, profissionais, precisamos estar atentos para abraçar as oportunidades que a vida nos apresenta”, orientou o engenheiro.
Um dos profissionais que recebeu o Registro Profissional, nesta terça-feira, foi o deputado estadual Wagner Neto, que finalizou o curso de engenharia civil. “Fico extremamente honrado com esse novo passo na etapa de nossas vidas. A política pode passar, mas a profissão de engenheiro quero levar para toda minha vida”, afirmou o parlamentar.
A palestra técnica ficou a cargo do assessor e chefe de gabinete do Crea-GO, engenheiro Roberto Viana. Na apresentação, o profissional apresentou a estrutura organizacional do Conselho, o organograma e a legislação que regulamenta o Sistema. Na exposição, Viana também falou da importância da Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e das placas de obra para evitar infrações éticas ou penalidades no exercício profissional.
Roberto também tirou dúvidas sobre as personalidades jurídicas permitidas para profissionais que desejam ter o próprio negócio. “Atividades de Engenharias, Agronomia, Geociências e Tecnólogos são consideradas intelectuais e não se enquadram na natureza jurídica de Microempreendedor Individual (MEI)”, orientou o chefe de gabinete. Mas isso não quer dizer que o profissional precise atuar na ilegalidade, ao contrário, há outras maneiras de abrir um negócio ou se tornar um empreendedor autônomo.
Entre as modalidades para abertura de empresas, há três alternativas que são mais comuns e indicadas aos profissionais associados ao Crea-GO. São elas: Ltda, SLU e Empresário Individual (EI). “Além da natureza jurídica, o que muda é a quantidade de sócios, o capital social e teto de faturamento”, explica o assessor.
Roberto Viana finalizou a palestra com a apresentação dos programas do Crea-GO em benefício dos profissionais. Entre eles, o Programa Crea-GO Jovem, que acompanha estudantes na fase da graduação. Também o Programa Jovem Engenheiro, que acompanha os egressos por até cinco anos.
Parceiros do Sistema
Os novos profissionais habilitados também puderam conhecer o Programa de Parcerias do Crea-GO, que oferece inúmeras vantagens e descontos em lazer, saúde e educação.
Um dos parceiros do Crea-GO a participar da Solenidade de Ingresso foi a Cooperativa Sicoob Engecred. A Instituição Financeira foi apresentada pelo assistente de Teleatendimento do Sicoob Engecred, João Victor Naves. Na apresentação, o profissional destacou que a Cooperativa oferece uma série de benefícios aos profissionais do Conselho.
“Nosso portfólio de produtos inclui contas, cartões, empréstimos, investimentos, previdência, seguro, consórcio e serviços. A diferença é que nosso atendimento visa às pessoas, já os bancos visam o capital. Nós não fazemos distinção de clientes pela renda e dividimos o lucro com nossos associados por meio das sobras financeiras feitas no mês de março de cada ano”, afirmou Naves. Além disso, segundo João Victor, o Sicoob Engecred oferece aos profissionais do Sistema Confea/Crea benefícios como Seguro Maquinário e Seguro Risco de Engenharia.
O encontro terminou com a fala do orador da turma, engenheira civil, Valdirene dos Santos. “Hoje é um marco em nossas carreiras pois estamos ingressando no Crea-GO. Nossa jornada até aqui foi marcada por competência e esforço”, declarou a profissional.
Notícias
Valores das Anuidades 2025 Crea-GO terá horários especiais de funcionamento nas últimas semanas do ano Crea-GO e Funape-UFG dialogam sobre parceria Crea-GO e Detran-GO iniciam tratativas para realização de força-tarefa em conjunto Conselheiro representa Crea-GO na última reunião de 2024 do COMMAM-Goiânia