Material on-line pode ser acessado por profissionais e pela população em geral. Iniciativa quer diminuir os focos do mosquito em Goiás
Publicado: 08/01/2025 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaCerca de 20% dos focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika vírus e a febre chikungunya estão nos canteiros de obras. Os dados são do Ministério da Saúde. Diante desse percentual, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), preocupado com o bem estar de seus profissionais e a segurança nos canteiros de obras, passou a disponibilizar uma cartilha on-line com orientações sobre o combate à dengue nas construções.
“Ano passado entregamos a cartilha impressa com cartazes nos canteiros de obras. Esse ano, além dessas ações, queremos utilizar a internet como nossa aliada para alcançar ainda mais pessoas. Por isso, disponibilizamos o material on-line em nosso site”, explicou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira.
A meta é atingir as grandes e pequenas obras em todos os 246 municípios goianos. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), até a manhã desta terça-feira (07/01), já tinham sido notificados 370 casos da doença. O número é bem menor que o do mesmo período do ano passado, que chegou a mais de 10 mil notificações. Entretanto, segundo o presidente do Crea-GO, os índices positivos não significam que os profissionais e a população devam descuidar da limpeza de seus canteiros de obras.
“Queremos orientar os responsáveis técnicos de obras para evitar que os índices da doença aumentem”, explica Lamartine. O presidente também lembra que a limpeza dos canteiros de obras integram ações de boas práticas que conferem qualidade ao processo construtivo. “Evitamos que funcionários adoeçam e que vizinhos dessas construções também fiquem doentes”, afirmou.
O material disponibilizado pelo Crea-GO alerta para a importância de manter a obra limpa, sem lixos ou materiais que possam acumular água. Entre eles, entulho de demolição, bandeja de ar-condicionado, caixas-d’água, latões, lonas, poço do elevador, piscinas e fontes. O Crea-GO orienta que carrinhos de mão, betoneiras, tambores e outros equipamentos, após o uso, devem ser armazenados virados para baixo.
Para ter acesso a cartilha, clique AQUI.
Notícias
Crea-GO realiza solenidade de entrega do Registro Profissional a novos habilitados Crea-GO discute estratégias para um desenvolvimento com respeito à ecologia e valorização dos recursos naturais Lamartine Moreira é o novo coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea Jovens lideranças no Sistema e na política: como incentivá-las? Crea-GO entrega Registro a novos profissionais habilitados