Estamos online!

menu

Crea-GO apoia comunicado da Semad e faz alerta a seus profissionais

Documento exige atenção às barragens nesse período chuvoso

Publicado: 16/01/2025 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




Com a intensificação das chuvas em todo Estado de Goiás, alinhado com o comunicado da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) alerta produtores rurais e profissionais do Sistema Confea/Crea/ Mútua ligados ao campo, para que os mesmos estejam atentos às condições das barragens nos municípios goianos. 


“Queremos reforçar que o projeto, a execução e o monitoramento das barragens devem ser feitos por profissionais habilitados. Ao contratar leigos ou executar barragens sem o devido conhecimento técnico coloca-se a população em risco e pode-se causar uma tragédia”, alertou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira. 

Segundo a Semad, esse período exige atenção especial por parte dos empreendedores/exploradores de barragens. Por isso, é importante a desobstrução de todas as estruturas extravasoras para que elas possam dar vazão a todo o volume de água previsto no projeto.

A Semad também instrui a todos os empreendedores/exploradores de barragens para que estejam sempre em prontidão para comunicar possíveis emergências:

-Defesa Civil (telefone/WhatsApp – (62) 999725926)
-Corpo de Bombeiros Estadual (telefone - 193)

Constituir uma rede de comunicação com os vizinhos e comunidades residenciais em um raio de 10 quilômetros abaixo da barragem. Além disso, de acordo com o Comunicado, todos aqueles que possuem uma barragem em sua propriedade deverão seguir as seguintes recomendações:

-Verifique o nível do reservatório, o qual não deve estar totalmente cheio nesse período. O nível da barragem deve possuir uma borda livre de pelo menos 01 metro;

-Verifique a existência de trincas ou rachaduras e infiltrações nas ombreiras, cristas e taludes. Caso existam, deve-se reduzir ainda mais o volume acumulado no reservatório para reduzir a pressão exercida pelo volume da água.

Obs.: a redução do nível da água não deve ser de mais de 15cm por dia, para evitar escorregamentos dos taludes.

-Deixar descargas de fundo escoando livremente para que a barragem possa receber água da chuva sem problemas.

-Desobstruir os extravasadores, retirando lixo, vegetação ou qualquer material presente que possa impedir o livre fluxo da água.

-Não remova árvores nos taludes ou ombreiras no período de chuvas para não causar instabilidade na estrutura. Tal procedimento deve ser realizado no período de seca.