menu

Crea-GO e SecoviGoiás lançam Cartilha de Inspeção Predial para Fortalecer Cultura de Manutenção Preventiva

A importância em valorizar ações preventivas

Publicado: 17/11/2025 - Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Imprensa


Adv. Gabriel Barto, Thomaz Silverol, Eng. Civ. Juliana Matos, Eng. Civ. e Seg. Trab. Rosângela Moreira, Eng. Enio Pazini, Adv. Carla Sahium


Em um esforço conjunto para garantir a segurança das edificações e a valorização do patrimônio imobiliário em Goiás, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), em parceria com o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias - SecoviGoiás, realizou o lançamento da Cartilha de Inspeção Predial. O evento, ocorrido no auditório do Conselho, reuniu especialistas, gestores e autoridades para debater a importância da engenharia diagnóstica como ferramenta essencial para a preservação de vidas e a sustentabilidade urbana.

O presidente do Crea-GO, Eng. Agric., Civ. e Seg. Trab. Lamartine Moreira Junior, abriu o seminário destacando a importância da unicidade entre as entidades que permeiam a engenharia e o setor imobiliário. Segundo Lamartine, a presença dos engenheiros é o que garante a gestão técnica eficiente e a manutenção da construção civil. "O propósito único é fazer uma boa prestação de serviço para o nosso contratante", afirmou, ressaltando que o Crea-GO é a "casa do engenheiro" e um espaço para a troca de ideias e fortalecimento do network em prol da sociedade.

Representando o SecoviGoiás, o vice-presidente, Eng. Civ. Calil Musse, enfatizou que o mercado condominial tem elevado seu nível de exigência quanto à atuação dos profissionais. Musse destacou que já tramita um Projeto de Lei (PL) para tornar a inspeção predial obrigatória, o que deve credenciar ainda mais o mercado. "A busca por segurança e conservação é o objetivo principal da inspeção", pontuou o vice-presidente, reforçando que o SecoviGoiás defende que tais procedimentos sejam realizados com qualidade e rigor técnico.

A Eng. Civ. e Seg. Trab. Rosângela Moreira, especialista em engenharia diagnóstica, proferiu a palestra magna do evento, trazendo uma visão humanizada da técnica. Para Rosângela, o foco da inspeção vai além do concreto e tijolo: "Pensemos nas vidas humanas, porque este é o objetivo final: poupar as vidas humanas". A especialista definiu a inspeção predial como um "exame clínico" baseado em uma análise sensorial, mas alertou que o procedimento não deve ser confundido com perícia judicial ou plano de manutenção. Ela defendeu a necessidade de periodicidade regular, uma vez que a edificação é dinâmica e sofre com agentes degradantes do meio ambiente. Rosângela encerrou com uma reflexão sobre economia: "A inspeção não é cara; caro é deixar de fazer a inspeção".

A coordenadora do comitê temático e então 1ª vice-presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Juliana Matos, apresentou os detalhes técnicos da nova cartilha. Elaborada por um comitê multidisciplinar, a publicação serve como guia para profissionais, estudantes, síndicos e proprietários. Juliana explicou que a prática da inspeção assegura o tripé segurança, durabilidade e conformidade legal

"Com segurança não se negocia", afirmou Juliana, reforçando que a inspeção predial deve ser vista como um investimento que gera valor e reduz custos futuros com reparos emergenciais. A cartilha detalha o passo a passo do processo, desde o planejamento e inspeção visual até a emissão de laudos técnicos fundamentados em normas da ABNT e no Código de Obras municipal.

O evento contou com uma mesa de debates mediada pela Eng. Civ. Juliana Matos, composta por nomes de referência no setor: a Eng. Civ. e Seg. Trab. Rosângela Moreira, o renomado Eng. Enio Pazini, o Adv. Gabriel Barto (especialista em direito condominial), o Eng. Thomaz Silverol e a Adv. Carla Sahium. Os especialistas discutiram o futuro da gestão predial em Goiás, reforçando que a omissão na manutenção pode acarretar sérias responsabilidades civis e criminais para os síndicos.

A Cartilha de Inspeção Predial está disponível para download gratuito no site do Crea-GO, consolidando-se como um marco para a engenharia e para a segurança habitacional no estado.



LANÇAMENTO_CARTILHA - 17-11-2025 - foto Silvio Simões - 242.jpg
LANÇAMENTO_CARTILHA - 17-11-2025 - foto Silvio Simões - 241.jpg
LANÇAMENTO_CARTILHA - 17-11-2025 - foto Silvio Simões - 203.jpg