Congresso Condominial debate temas variados do segmento em Goiânia

Publicado: 07/11/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

A capital goiana recebe, nos dias 8 e 9 de novembro, o II Congresso Condominial de Goiás. O evento ocorre no Centro Cultural Oscar Niemeyer, e é realizado pelo Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (SecoviGoiás), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Escola Superior de Advocacia (ESA) e Comissão Especial de Direito Condominial.

Profissionais conceituados ligados ao setor condominial debaterão assuntos como a instituição do condomínio e os procedimentos extrajudiciais,  especialmente os registrais; as novas técnicas no combate a incêndios e as principais medidas adotadas em caso de emergência; segurança condominial: a importância das boas práticas e  usos de tecnologias; aspectos legais relevantes e os principais pontos controvertidos na esfera condominial; assembleias gerais ordinárias e extraordinárias, e das assembleias permanentes e virtuais todas sob o enfoque da lei;  conciliação, mediação, arbitragem e uso da psicologia como meio alternativo eficaz na solução de conflitos internos em condomínios; a responsabilidade civil e criminal do síndico, e os reflexos de uma má gestão.

No primeiro dia do evento (8/11), o destaque será a palestra  do professor e conselheiro do Crea-GO, eng. Civ. Ricardo Ferreira, que apresentara palestra sobre “Manutenção Predial”, com enfoque nas responsabilidades e cuidados nas execuções de obras e reformas; norma de desempenho e vícios construtivos.

O encerramento do II Congresso Condominial de Goiás será com a jornalista Lilian Witte Fibe, que ministrará a palestra “A velocidade da recuperação - Brasil numa nova era de transformações rumo à retomada da atividade econômica”.

Sobre Ricardo Ferreira – Engenheiro Civil com graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e na Universidade Federal do Pará (1999). Mestrado na Universidade Federal de Goiás (2003). Atua desde 2003 na ELETROBRAS FURNAS Centrais Elétricas S.A.. É Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) desde 2004 e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2005. É professor em diversos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu, consultor e auditor da Central de Desempenho Consultoria e Treinamento. Possui mais 100 publicações técnico-cientificas. É conselheiro do Crea-GO e membro do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-18. Faz parte do Comitê Técnico Setorial (CTS) de Construção Civil da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeções (ABENDI). É coordenador do GT Segurança de Barragens do Crea-GO e membro do GT Barragens do CONFEA. Coordenou os Programas Nacionais de proficiência em agregados e concretos (CTOVIN METRO). Lead Assessor NBR 150/IEC 17025:2017, Lead Auditor ISO 9001:2015 (Registered STAT-A-MATRIX - USA), Lead Auditor em Gestão ambiental ISO 14001:2015 e auditor em gestão em Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS18001:2007. Recebeu premio destaque na engenharia no Rio Grande do Sul em 2015. É diplomado com Honra ao Mérito no Jubileu de Ouro do Crea-GO em 2018 e diplomado com Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Goiânia em 2019. Também tem experiência em Projeto, Construção e Análise de Desempenho e Segurança de Estruturas de Obras de Arte Especiais (OAE – Pontes e Viadutos), Barragens, Estádios de Futebol e Arenas Esportivas, Hotéis, Templos Religiosos e infraestrutura do setor elétrico (usinas hidrelétricas, parques eólicos e usinas fotovoltaicas). É coordenador de implantação de projetos para geração de energia elétrica, empreendimentos Mixed Use e condomínios horizontais de alto padrão.