Crea e Goinfra firmam parceria

Acordo de cooperação técnica entre as partes foi assinado em 12 de novembro, na sede do Conselho.

Publicado: 13/11/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Francisco Almeida (E) e Pedro Sales assinam o acordo de cooperação entre Crea e Goinfra

O presidente Francisco Almeida e diretores do Crea-GO receberam, em 12 de novembro, o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, acompanhado pela diretora de Obras Civis, Marcela Scalco, para a assinatura do acordo de cooperação técnica nº 033/2019, com vistas à  troca de informações e execução de ações de fiscalização e de interesse mútuo entre as partes.

Pelo Crea-GO, estiveram presentes o 1º vice-presidente, Eng. Civ. Ricardo Veiga; o 1º secretário, Eng. Civ. Lamartine Moreira Júnior; a 2ª secretária, Eng. Civ. Mércia Luccas; o 1º tesoureiro, Eng. Mec. Joaquim Gonçalves; e a 2ª tesoureira, Eng. Agr. Onilda Albuquerque.

O superintendente do Conselho, Eng. Agr. Hélder Borges, o secretário-geral Zirley Faleiro, os procuradores jurídicos Divino Terenço e Bárbara Torres, os assessores Eng. Civ. Ulysses Sena e Eng. Civ. Victor Resende, além do líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, também prestigiaram a assinatura.

A parceria tem o objetivo de reunir esforços técnicos e administrativos visando à modernização do sistema de fiscalização de ambas as instituições; além de permitir o compartilhamento de informações e desenvolvimento de ações conjuntas de fiscalização da execução de obras e serviços públicos de engenharia, agronomia e geociências realizados pelo Estado de Goiás ou com sua participação.

Com o acordo em vigor, o Crea se compromete a disponibilizar à Goinfra, por acesso online/digital, dados dos relatórios de fiscalização georreferenciada do Conselho, sobre obras/serviços públicos de engenharia, agronomia e geociências realizadas pelo Estado; e prestar informações quanto à regularidade de profissionais e empresas.

O Conselho também deve disponibilizar consulta a informações de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e de Livros de Ordem, salvo as informações sigilosas; e repassar à Goinfra a relação das obras ou serviços técnicos, de natureza pública, sendo executados em todos os Municípios do Estado de Goiás e fiscalizados pelo Crea.

Já a Goinfra se torna responsável por promover ações com o objetivo de determinar a participação de profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea, na ocupação de cargos técnicos no Estado de Goiás, para o acompanhamento na elaboração de projetos e na execução de serviços e obras públicas de engenharia, agronomia e geociências; assim como a somente contratar, para execução de obras e serviços da área tecnológica, pessoas físicas e/ou jurídicas que comprovem a situação de regularidade perante o Crea-GO.

A Agência também deve solicitar ART para atividades executadas por profissionais do Sistema Confea/Crea e fiscalizados/executados pela Goinfra, bem como o Livro de Ordem nos casos exigidos pelo Crea-GO; comunicar ao Conselho as ocorrências detectadas de exercício ilegal na execução de obras e/ou serviços e na elaboração de projetos básicos, termos de referência, execução e fiscalização de contratos de engenharia fiscalizados no âmbito do Estado de Goiás; além de prestar informações ao Crea acerca dos contratos públicos assinados pelo Estado de Goiás, e fiscalizados pela Goinfra.

Para o presidente do Goinfra, Pedro Sales, a parceria será bastante benéfica. “Essa tecnologia do Crea, que nos permitirá ter conhecimento de todos os estágios das obras, proporcionará um ambiente em que não haverá espaço para o mau profissional, para o desvio, para o uso da engenharia para capitalizar indevidamente”, frisou.

Sales continuou afirmando que “o Crea é um parceiro muito caro. Darei toda a prioridade para a fiel execução dessa parceria. Acho que temos muito mais a contribuir com o Estado de Goiás. Esse é o espírito que queremos ter: de transparência, de retidão, do máximo de conhecimento e acesso à informação possível”.

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, com o apoio de toda a diretoria presente, colocou o Conselho goiano, seu corpo técnico e dados, à disposição da Goinfra. “Queremos contribuir. E, como a Goinfra é a maior construtora de Goiás, temos a obrigação de estarmos presentes, auxiliando como possível nas questões técnicas. Precisamos valorizar a engenharia e os bons profissionais. Sem nós, não há desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente.

ASSINATURA_GOINFRA_02.JPG Assinatura foi realizada durante reunião da diretoria do Conselho goiano