São Paulo recebeu evento anual da plataforma The CEO Water Mandate pela primeira vez. Presidente do Crea-GO, o Eng. Francisco Almeida participou do evento
Publicado: 12/12/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GOO presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, participou, em 11 de dezembro, em São Paulo, do evento anual da plataforma The CEO Water Mandate, iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas voltada à gestão corporativa da água, realizado pela primeira vez no Brasil. Na ocasião, especialistas discutiram soluções para alcançar as metas do Objetivo Global 6 – Água e saneamento – e foram premiados 12 projetos nacionais que integram a publicação “Cases de sucesso em ODS 6”. O evento contou com o patrocínio do Crea-GO.
Durante o evento, o presidente do CEO Water Mandate e do Pacific Institute, Jason Morrison, lançou um chamado às empresas brasileiras por mais atenção ao tema da eficiência hídrica em suas operações e na promoção de ações relacionadas ao acesso à água e promoção do saneamento nas comunidades onde atuam. Morrison ressaltou que 9 em cada 10 desastres naturais são relacionados à água, e que as mudanças do clima podem causar situações extremas que tornariam estes desastres mais comuns, afetando pessoas e empresas.
“Gostaria de parabenizar todos que já estão promovendo ações no Brasil. No entanto, precisamos dobrar os nossos esforços relacionados à água e associá-los à questão climática. Não temos muito tempo, por isso convido a todos para acelerar suas ações e aumentar sua ambição”, clamou Morrison. O presidente do CEO Water Mandate aproveitou o evento para lançar a versão em português do relatório “Fortalecendo o argumento comercial de água, saneamento e higiene - Como medir o valor da sua empresa”, que ajuda as organizações a medir o retorno de seus investimentos em água e saneamento.
O evento também contou com falas de Thiago Piazzeta, especialista em soluções baseadas na natureza da Fundação Grupo Boticário, que explicou como a organização usa a metodologia da Teoria U para impulsionar seus projetos de sustentabilidade, em especial o Oasis Lab Baía de Guanabara, e Chiara Gadaleta, criadora da plataforma A Moda pela Água, que explicou o projeto Pegada Hídrica Vicunha, responsável por mapear o consumo médio de água no ciclo de vida de uma calça jeans no país (5.196 litros). “A moda sempre foi um retrato de seu tempo. Que moda é esta que nos veste no século 21?” – questionou ela, que defende mais engajamento do setor com a sustentabilidade.
Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental e porta-voz da Rede Brasil do Pacto Global com relação ao ODS 6, apresentou a situação dos investimentos em saneamento no país (12,6 bilhões em 2018) inferior a setores como energia e telecomunicações, que já possuem uma cobertura maior. Já Rodrigo Brito, gerente de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, apresentou as iniciativas da empresa para aumentar sua eficiência hídrica, preservar ecossistemas e ampliar o acesso à água em comunidades.
O evento anual do CEO Water Mandate foi promovido no Brasil pela Rede Brasil do Pacto Global com a ISAE Escola de Negócios, e viabilizado pela BRK Ambiental e Instituto Coca-Cola, com apoio da plataforma A Moda pela Água e do Unibes Cultural, onde a cerimônia foi realizada.
Além das discussões sobre água e saneamento, o evento promoveu a cerimônia de premiação dos “Cases de sucesso em ODS 6”. Foram reconhecidas 12 inciativas nacionais, em 4 categorias. Saiba mais sobre os projetos:
Premiados da categoria Água, Saneamento e Higiene (WASH) e Direitos Humanos
Premiados da categoria Eficiência hídrica em cadeias diretas de operações e suprimentos
Premiados na categoria Ação Coletiva
Premiados na categoria Proteção e restauração de ecossistemas
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