Crea-GO e prefeituras de Mossâmedes e Morrinhos firmam acordo de cooperação técnica

Acordo visa ao aprimoramento da fiscalização de obras e serviços da Engenharia, Agronomia e Geociências nos municípios, protegendo a sociedade

Publicado: 23/12/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Equipe do Conselho e da prefeitura de Mossâmedes discutem sobre acordo de cooperação técnica

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, o prefeito de Mossâmedes, Cacio Moreira Adorno e o prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso Chaves, assinaram em 23 de dezembro, na sala de reuniões do Conselho, acordo de cooperação técnica entre as prefeituras e a Autarquia goiana. O acordo tem foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços da Engenharia, Agronomia e Geociências, públicas ou privadas, visando à realização de ações adequadas que protejam a sociedade.

Todas as partes serão beneficiadas com os acordos. As prefeituras de Mossâmedes e de Morrinhos se comprometem, entre outros, a solicitar Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) das obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea iniciados nos municípios; e o Crea, a auxiliar as administrações municipais na fiscalização das obras e serviços públicos e privados das Engenharias e da Agronomia.

Também por meio dos acordos de cooperação assinados, o Crea-GO disponibiliza às prefeituras acesso aos programas “Casa Própria”, “Horta Caseira Sustentável”, “Calçada Acessível” e outros projetos gratuitos do Crea. Os prefeitos Cacio Moreira Adorno e Rogério Troncoso Chaves também receberam uma cópia do Modelo de Código de Obras desenvolvido pela equipe técnica do Conselho para pequenos municípios.

Segundo o presidente Francisco Almeida, o acordo de cooperação visa “dar suporte técnico, em especial aos programas de Engenharia Pública e da Horta Sustentável do Crea, além dos outros ativos do Conselho”. Francisco ainda declarou: “Com a parceria, o Crea-GO quer auxiliar as prefeituras a promoverem o desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade de Mossâmedes e de Morrinhos. Em contrapartida, o Conselho terá acesso a informações que tornarão a fiscalização do exercício profissional nas regiões ainda mais eficaz e eficiente, protegendo a sociedade”, frisou o presidente.

Já o prefeito Cacio Moreira Adorno declarou ter ficado muito satisfeito com a iniciativa do Crea-GO. “Esse convênio é de suma importância para a cidade, pois ajudará nosso município, de 4.300 habitantes, a crescer de forma ordenada. De início, vamos implantar o programa “Casa Própria” que ajudará a resolver a questão do déficit habitacional que hoje está em 400 moradias”, agradeceu.

O prefeito Rogério Troncoso Chaves se mostrou entusiasmado em poder estabelecer acordo de cooperação técnica com a Autarquia. “Atualmente, o Crea é uma instituição que tem a máxima credibilidade na área da engenharia, é uma referência. Não tenho dúvida de que Morrinhos vai ganhar muito com o acordo. Todos os municípios precisam desse apoio técnico”, ressaltou.

O prefeito de Morrinhos ainda comentou que também implantará em breve o programa “Casa Própria”. “Nossa cidade possui 50 mil habitantes e um déficit habitacional de mil casas. Esse projeto é fundamental para ajudarmos famílias de baixa renda. O compartilhamento de informações ajuda a melhorar e prestar melhores serviços para a comunidade”, concluiu.

Também participaram da reunião, pela Prefeitura de Mossâmedes, o chefe de gabinete Valdivino da Luz Oliveira; a vereadora Cálita Cristina Alves e a secretária de Meio Ambiente Abadia Almeida. Pelo Crea-GO, esteve presente o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos e o assessor de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende.

FOTO_2_ASSINATURA.JPG Cacio Moreira Adorno (E) e Francisco Almeida (D), assinam acordo
FOTO_3_ASSINATURA.JPG Equipe técnica do Conselho apresenta projetos para prefeito de Morrinhos
FOTO_4_ASSINATURA.JPG Rogério Troncoso Chaves (E) e Francisco Almeida (D) também assinam acordo