Parceria entre Crea e Secovi aumenta contratação de engenheiros em condomínios

Colaboração de sucesso segue em 2020, com curso de Gestão Condominial para Engenheiros e outras ações

Publicado: 21/01/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Iniciada em 2018, a parceria entre o Crea-GO e o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi Goiás) tem rendido excelentes frutos, incluindo o aumento no número de contratação de engenheiros para prestação de serviços técnicos em condomínios.

Pensando nisso, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e equipe, se reuniram, em 21 de janeiro, com o presidente do SecoviGoiás, Ioav Blanche, e integrantes da Diretoria Condominial, com o objetivo de discutir a continuidade da colaboração em 2020.

“Com a parceria, realizamos algumas palestras, elaboramos e lançamos o Manual do Síndico e o Crea ficou muito mais orientativo e menos punitivo, o que melhorou muito o relacionamento do Conselho com os síndicos de Goiás. Agora, discutimos em que podemos avançar”, explica o presidente Francisco Almeida.

Entre os objetivos para este ano, que serão oficializados com assinatura de acordo prevista para fevereiro, está a oferta de um curso de Gestão Condominial para Engenheiros. A ser oferecido com apoio também do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás), o curso buscará formar engenheiros como responsáveis gerais pelos condomínios, que possam auxiliar na contratação de outros profissionais devidamente habilitados para a prestação de serviços específicos das mais diversas áreas da Engenharia.

Outras ações previstas para 2020 são o reforço, junto aos síndicos, da importância de profissionais devidamente habilitados para a segurança das obras e serviços de Engenharia, resguardando o gestor condominial; e o orientação sobre os documentos que são necessários apresentar ao Crea-GO, quando da fiscalização.

Para o presidente do Conselho, a interlocução entre os condomínios e o Crea é muito importante. “É necessário levar ao condomínio a presença de profissionais das engenharias, uma vez que isso traz segurança para os moradores. Queremos que o engenheiro esteja presente, execute o seu serviço e dê garantia de que seu trabalho trará segurança para os condôminos e toda a sociedade. O que queremos é prevenção. E prevenir é contratar profissional habilitado para a execução dos serviços”, ressalta Francisco Almeida.

Manual do Síndico

Lançado em 2019, o Manual do Síndico é um material orientativo, dirigido aos gestores condominiais, com o objetivo de auxilia-los a compreender as situações que mais demandam a atenção em condomínios e em quais delas a atuação de engenheiros devidamente qualificados e registrados é primordial para garantir a qualidade do serviço e a segurança de todos os condôminos.

“O profissional de engenharia faz parte de todo o processo em um condomínio, desde a concepção do empreendimento até a entrega dos imóveis, além de participar também das etapas de manutenção e reforma. A realização do serviço por um profissional habilitado é o que garante a segurança de um trabalho bem feito”, destaca o presidente Francisco Almeida.

O Manual do Síndico, elaborado pela equipe técnica do Crea-GO, tem informações sobre a responsabilidade civil do síndico; vida útil e desempenho da edificação; programa de manutenção das edificações; fiscalização de atividades técnicas pelo Crea-GO; inspeção predial; acessibilidade; e outros. O material completo pode ser acessado aqui.

Manual do Síndico - Crea-GO.png O Manual do Síndico, com orientações para reformas e manutenções de condomínios, lançado em 2019