Crea-GO assina acordo com agência especializada da ONU

Parceria abarca o Programa Cidades Verdes, o 19º Prêmio de Meio Ambiente e a 77ª Soea

Publicado: 23/01/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Francisco Almeida (E) e Alain Grimard durante assinatura do Memorando de Entendimento entre Crea-GO e ONU-Habitat

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, se reuniu, no dia 23 de janeiro, no Rio de Janeiro-RJ, com o Oficial Sênior Internacional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), Alain Grimard, para assinatura de acordo entre o Conselho goiano e o programa da ONU.

O propósito do Memorando de Entendimento que marca a cooperação entre as partes, é melhorar o desempenho de cada uma das instituições dentro de seus interesses e competências, para contribuir para a agenda do desenvolvimento urbano sustentável no Estado de Goiás.

Para o presidente Francisco Almeida, a assinatura do documento é um marco no Sistema Confea/Crea. “Os profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, que hoje já são mais de 1 milhão no Brasil, são os principais responsáveis pelo desenvolvimento sustentável, e essa parceria vai proporcionar um melhor relacionamento entre o programa da ONU e nossos profissionais. Será uma cooperação que trará importantes benefícios para ambas as partes e, principalmente, para a sociedade”, destacou.

O acordo assinado abarca, inicialmente, o Programa Cidades Verdes, o 19º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente e a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), maior evento da área tecnológica do Brasil, que será realizado de 2 a 5 de agosto, em Goiânia.

Na reunião que continua em 24 de janeiro, os representantes do Crea-GO, do ONU-Habitat, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Rede Brasil do Pacto Global (RBPG) ainda constroem o plano de trabalho inicial da parceria para o ano de 2020.

Ainda participam do encontro, pelo Crea-GO, a coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Eng. Amb. Marcella Castro; pelo Confea, Silvia Girard, secretária executiva da Comissão Organizadora da Soea (ConSoea).

Pelo ONU-Habitat, também participam das discussões a Oficial Nacional de Programas, Rayne Ferreti; a assessora de Programas, Ana Elisa Bragança; e a analista de Comunicação, Denise Silveira. O head de Parcerias Estratégicas e Mobilização de Recursos da RBPG, Marcelo Linguitte, também debate a operacionalização da parceria.

Memorando de Entendimento

A colaboração entre as instituições visa implementar a promoção de um eixo de cooperação no qual o ONU-Habitat e o Crea-GO devem tornar possível e melhorar o desempenho mútuo dentro das suas áreas de interesses e competências, a fim de contribuir para a agenda do desenvolvimento urbano sustentável de Goiás.

As partes deverão colaborar e trabalhar conjuntamente para reforçar pontos como: planejamento, desenho de projetos, manutenção de infraestrutura, entre outros, relacionados ao Programa Cidades Verdes.

Para a 77ª Soea, os planos são desenvolver conteúdo, programação, sessões e workshops e também indicar e contatar palestrantes. Além de promover e dar apoio institucional para o 19° Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, ou quaisquer outras iniciativas de interesse comum destinadas a apoiar o desenvolvimento sustentável.

Outros interesses e responsabilidades do ONU-Habitat para com o desenvolvimento urbano sustentável envolvem apoiar o Crea-GO no desenvolvimento de atividades de capacitação associadas aos temas de empoderamento de mulheres e jovens nas cidades, a participação cidadã e o desenvolvimento econômico local. Além disso, auxiliar o desenvolvimento de conteúdo e estudos relacionados à Nova Agenda Urbana e sua aplicação no estado de Goiás.