Projeto Pneuma precisa de profissionais voluntários

São demandados profissionais com experiência nas áreas de manutenção, para auxiliar na recuperação de respiradores

Publicado: 09/04/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Uma importante iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG) para o enfrentamento da crise causada pela Covid-19 partiu da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) e é denominada projeto Pneuma. O projeto visa auxiliar no atendimento à crescente demanda por ventiladores mecânicos nas redes hospitalares.

Servidores da UFG, do Instituto Federal de Goiás (IFG) e agentes de outras iniciativas públicas e privadas estão trabalhando voluntariamente, reunindo e recuperando respiradores comerciais que, por algum motivo, deixaram de funcionar. Setenta respiradores de diversas cidades de Goiás já foram recebidos e mais equipamentos estão a caminho.

Por isso, o Pneuma precisa de mais engenheiros, tecnólogos e técnicos com experiência nas áreas de manutenção como voluntários. São demandadas expertises em diversas áreas, entre elas: eletroeletrônica, eletromecânica, mecânica (pneumática), design industrial, operação de CNC e de impressoras 3D.

O Crea-GO parabeniza a EMC/UFG pela iniciativa e não medirá esforços junto a seus profissionais e parceiros institucionais para que possamos contribuir com a saúde pública e toda a sociedade goiana, cumprindo o juramento da Engenharia, que afirma: “colocarei todo meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade”.

Se você pode ajudar ou conhece alguém com essa experiência e que pode contribuir, entre em contato com o coordenador do projeto, Prof. Dr. Rodrigo Lemos, pelo e-mail: [email protected]. Mais informações sobre o projeto Pneuma podem ser acessadas aqui.

A Engenharia pode ajudar a salvar vidas e nós precisamos de você!