Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

CER-GO é favorável ao adiamento das Eleições 2020

Para os membros da Comissão, mesmo seguindo todos os protocolos de segurança, a contaminação pelo novo coronavírus não estaria descartada

Publicado: 06/05/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


Reunida em 5 de maio, por videoconferência, a Comissão Eleitoral Regional de Goiás (CER-GO), coordenada pelo conselheiro Eng. Civ. Ricardo Veiga, decidiu por encaminhar à Comissão Eleitoral Federal, do Confea, manifestação acerca da alteração da data das Eleições 2020 do Sistema Confea/Crea e Mútua.

No pleito, com votações marcadas para o dia 3 de junho, estão em disputa os cargos de presidente do Confea, presidente dos Creas e diretorias Geral e Administrativa das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas – Mútuas.

Na reunião do dia 5 de maio, os membros da CER-GO foram unânimes no entendimento de que a manutenção da data em 3 de junho traria prejuízos ao processo eleitoral, reduzindo a participação dos eleitores em decorrência da pandemia de Covid-19.

Assim, a Comissão Eleitoral de Goiás sugere que o adiamento seja suficiente para que o processo eleitoral seja conduzido com segurança para eleitores, mesários, colaboradores e demais envolvidos. De acordo com a CER-GO, mesmo seguindo todos os protocolos de segurança, a contaminação pelo novo coronavírus não estaria descartada.

Os membros da CER-GO sugerem como referência o Decreto do Governo de Goiás nº 9653, de 19 de abril de 2020, que, sem seu artigo 1º, declara situação de emergência no Estado de Goiás pelo prazo de 150 dias a partir de sua publicação, ou seja, até 16 de setembro de 2020.

A CER-GO aponta ainda que, como medida de segurança, está proibida, em Goiás, a realização de reuniões presenciais que impliquem em aglomeração de pessoas, o que impossibilitaria a realização do treinamento dos mesários.